Roda de conversa celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
A roda de conversa acontece hoje (23) às 18h, dois dias antes do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha comemorado no dia 25
TRÊS LAGOAS (MS) – Uma roda de conversa em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha acontece hoje (23) às 18h no SINTED situado na rua Zuleide Pérez, 836 no Centro.
Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Negro - CMDN de Três Lagoas – o evento vai pautar a origem da data comemorativa além dos aspectos políticos e as políticas públicas de promoção da igualdade que cercam a celebração do dia 25.
A data comemorativa surgiu em 1992 na República Dominicana
A data que comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha surgiu do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.
Na ocasião, criou-se a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas e estabeleceu-se o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.
Em 2014, a Lei nº 12.987/2014 também tornou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século 18, do Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo. Há controvérsias se Tereza morreu na guerra ou se terminou prisioneira, mas seu exemplo de resistência permanece no presente.
Fonte: Da Redação
5420
Tumulto, pente-fino e ameaças: Sejusp afirma que irá disponibilizar mais efetivo para Unei de Três Lagoas
Em Três Lagoas apenas quatro agentes de ressocialização trabalham para atender 25 adolescentes infratores. Servidores de outras unidades do Estado serão removidos para atender a Unei de Três...
Deixe um comentário
Quase lá...