Roda de conversa celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

A roda de conversa acontece hoje (23) às 18h, dois dias antes do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha comemorado no dia 25

Publicado em
Roda de conversa celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

TRÊS LAGOAS (MS) – Uma roda de conversa em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha acontece hoje (23) às 18h no SINTED situado na rua Zuleide Pérez, 836 no Centro.
 
 
 
Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Negro - CMDN de Três Lagoas – o evento vai pautar a origem da data comemorativa além dos aspectos políticos e as políticas públicas de promoção da igualdade que cercam a celebração do dia 25.
A data comemorativa surgiu em 1992 na República Dominicana
A data que comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha surgiu do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas realizado em Santo Domingo, na República Dominicana.

Na ocasião, criou-se a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas e estabeleceu-se o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

Em 2014, a Lei nº 12.987/2014 também tornou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século 18, do Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo. Há controvérsias se Tereza morreu na guerra ou se terminou prisioneira, mas seu exemplo de resistência permanece no presente.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário