Tumulto, pente-fino e ameaças: Sejusp afirma que irá disponibilizar mais efetivo para Unei de Três Lagoas

Em Três Lagoas apenas quatro agentes de ressocialização trabalham para atender 25 adolescentes infratores. Servidores de outras unidades do Estado serão removidos para atender a Unei de Três Lagoas

Publicado em
Tumulto, pente-fino e ameaças: Sejusp afirma que irá disponibilizar mais efetivo para Unei de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – Na última sexta-feira (19) a Caçula FM denunciou o descaso e situação alarmante em que se encontra a Unidade Educacional de Três Lagoas, Unei Tia Aurora. No local, apenas quatro agentes de ressocialização trabalham para atender 25 adolescentes infratores. Após novos tumultos nesta semana e um pente-fino realizado pela Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que irá disponibilizar mais efetivo para atender a demanda.

Segundo a denúncia, realizada por um agente que prefere ter a sua identidade em sigilo, entre as principais situações alarmantes, destacam-se a falta de efetivo, as exaustivas jornadas de trabalho, a proibição de porte de arma mesmo durante o trabalho e o risco de fuga dos internos.

Nesta semana, novos tumultos levaram a Polícia Militar (PM) até a unidade. Em novo pente-fino realizado no local por equipes da Força Tática, Radiopatrulha e Trânsito foram encontradas armas artesanais, fabricadas com partes quebradas das grades.

Mas esta não foi primeira vez que policiais foram chamados até o local, já que constantemente os jovens infratores realizam o conhecido "bate grade", gritando e tumultuando o horário de visitas, além de ameaçar os agentes e destruírem objetos. Uma das principais motivações para o grupo continuar agindo desta maneira seria a certeza de que não teriam nenhuma punição.

Mesmo com uma área de 30 mil metros quadrados, o equivalente a três hectares, apenas quatro agentes estão lotados na Unei de Três Lagoas, sendo dois homens e duas mulheres, que trabalham em turnos de 24 horas e folgas de 72 horas.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou através de nota que já autorizou a Superintendência de Medidas Socioeducativas (SAS), que realize a remoção de servidores de outras unidades do Estado que possuem pouca demanda para atender a Unei de Três Lagoas. Outra medida que já está sendo adotada pela Sejusp é a seleção de policiais militares da reserva remunerada, que serão designados para contribuir com a segurança no local.

A efetiva solução para o cenário de insegurnaça nas Uneis do Estado ainda parece longe do fim, uma vez que o concurso da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp) aguarda desde 2018 a escolha da banca e deve contemplar apenas 228 vagas.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul vive um momento de ações impopulares e de teto prudencial de gastos e novas ações de implemento à Educação e Segurança Pública só vão ocorrer após às reformas estruturantes, como a da Previdência Social pois só depois disso, conforme Azambuja, será possível deixar as incertezas e cumprir promessas de campanha , entre elas aumentar o efetivo das polícias e das Uneis.

A DENÚNCIA

Há tempos, a Unei Tia Aurora sofre ação de vândalos e ladrões que se aproveitam da distância e vulnerabilidade do local para realizar depredações e furtos. De acordo com as informações, no sábado do dia 13 de julho de 2019, aconteceu a invasão e o furto de um bebedouro.

Um homem ainda não identificado chutou a porta da recepção do prédio e levou o objeto. Na ocasião, ainda houve a tentativa de invasão à Unei através do muro que dá acesso ao pátio e possível tentativa de incêndio às viaturas, numa clara demonstração de afronto à Lei, conforme explicou o agente.

No dia 14 de julho houve uma nova tentativa de invasão. Na ocasião, o invasor desistiu da ação, mas apenas a tentativa foi o suficiente para mobilizar a equipe, descobrindo à supervisão dos internos, onde nesse tempo , poderia ter ocorrido uma fuga.
 
IRONIA

Inaugurada em dezembro de 2014, a atual sede da Unei (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora, localizada na BR-262, no Jardim Imperial, em Três Lagoas, tem capacidade para 80 adolescentes e muito imponente, a unidade é considerada a maior do Estado e também uma das mais modernas do País.

Os investimentos alcançaram R$ 9 milhões, a Unei de Três Lagoas tem recepção, bloco de administração, ambulatórios médicos e odontológicos, alojamentos de agentes e guaritas para a Polícia Militar, tendo sido construída em um terreno de 30 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Três Lagoas, a unidade conta com uma área total de 4.850 metros, feita por meio do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com contrapartida do Estado de Mato Grosso do Sul no projeto e execução da obra, hoje inaugurada.

No entanto, em apenas quatro anos, o déficit operacional é gritante, uma vez que apenas quatro agentes trabalham na unidade e precisam além de garantir a segurança dos adolescentes, acompanhá-los ao médico, em audiências, escoltas e outros deslocamentos inerentes aos adolescentes infratores.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário