Detran de Três Lagoas funciona com apenas quatro servidores e população insiste em filas desnecessárias

Vários usuários do Detran/MS entraram em contato com a Caçula, na manhã desta sexta (24), relatando sobre fila e demora no atendimento. No entanto, a grande maioria dos atendimentos é possível realizar nos canais de atendimento

Publicado em
Detran de Três Lagoas funciona com apenas quatro servidores e população insiste em filas desnecessárias

TRÊS LAGOAS (MS) - Diversos usuários do Detran/MS entraram em contato com o Jornalismo do site TL Notícias para relatarem o tempo de espera nas filas, nesta manhã de sexta-feira (24).

"Venham ver a fila do Detran. Eu como exemplo fiquei ontem (23) o dia inteiro aqui. Chegou na minha vez às 16h30min da tarde mais o menos, me falaram que não ia dar pra fazer minha vistoria (sic) e hoje (23) estou aqui enfrentando a fila de novo vou ter que esperar pra retirar nova senha outra vez sem falar nas pessoas que estão aqui somente pra retirar um documento que ficam o dia todo aqui, isso é certo?"

"Muitas pessoas para pegarem senhas, o Detran está ok no seu atendimento, porém, poderia melhorar", foi o que comentou um usuário.

A reportagem entrou em contato com unidade do Detran de Três Lagoas (MS) para obter esclarecimentos sobre o assunto e, um dos servidores do atendimento da instituição informou que diante do cenário da pandemia da Covid-19, houve uma redução de 50% dos servidores.

Entre eles, os servidores do atendimento, especialmente os jovens aprendizes e os servidores que se deslocavam de outros municípios próximos (Brasilândia e Paranaíba) foram orientados a ficarem em casa. Há também o afastamento dos servidores que compõem o grupo de risco (idosos, gestantes, hipertensos, etc).

No entanto, mesmo com o número de oito servidores reduzidos, no Detran de Três Lagoas foi informado por uma fonte que a grande maioria que procuram o atendimento presencial poderiam evitar as aglomerações, uma vez que são serviços que podem ser realizados pelos canais de atendimento do Detran/MS.

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS E PRIORIDADES

Em contato com um servidor do Detran/MS, foi informado que a distribuição das senhas priorizam gestantes, idosos e lactantes.

Porém, com a grande demanda de atendimentos e baixíssimo número de atendentes (apenas quatro) de fato, dezenas de pessoas estão chegando por volta das 6h para a distribuição de senhas e aguardando por mais de dez hora por um atendimento saíndo, no final do expediente do prédio, ou seja, por volta das 16h.

Conforme o informado, os atendimentos são diferenciados e estabelecidos por setor. Em média são distribuídas por dia entre 100 a 120 senhas.

Os atendimentos estão sendo distribuídos e feitos de acordo com as normas para que não haja aglomeração de pessoas dentro do local.

No entanto, foi constatado que, com o baixíssimo número de servidores do Detran de Três Lagoas, ou seja, apenas quatro, não há um servidor específico para monitorar as filas, orientando a população para manter a distância mínima de 1,5 metro, exigida nos decreto estadual e municipal.

De acordo com o informado pela instituição, as senhas são liberadas por lotes de 10 unidades, e são chamadas para o atendimento cinco pessoas por vez para adentrarem o local, evitando aglomeração, no interior do Detran.

Devido ao cenário atual de pandemia em que a sociedade se encontra, houve uma redução no quadro de funcionários, para que não haja contato entre eles, foram separados em dois grupos: sendo dois funcionários no período da manhã que atendem das 7h30min até as 11h30min e retornando com outros dois funcionários das 12h30min até as 16h30min.

Em geral, o quadro de funcionários, também teve sua queda, devido ao plano de demissão voluntária do Governo Estadual e, com isso, alguns servidores aderiram o plano, "sucateando o órgão que aguarda novo concurso público para suprir a demanda da proporção de serviços solicitados e servidores", comentou uma fonte.

Porém, a população três-lagoense parece desconhecer que em apenas um dia, Três Lagoas (MS) anotou dez novos casos confirmados de Covid-19, totalizando 34 casos confirmados e ainda insiste em ficar em filas, sem máscaras, sem manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro para evitar a disseminação da doença e também demonstra desconhecer que todos os prazos foram congelados ou suspensos, como: a Carteira Nacional de Habilitação, documentos dos veículos e transferências e ainda insitem no atendimento presencial mesmo com os canais de autoatendimento do Detran disponibilizados.

A grande maioria das informações e dos serviços realizados pelo Detran/MS estão disponíveis no site www.detran.ms.gov.br.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário