Depois de 2 meses fechado, comércio em Ilha Solteira é reaberto
Vale ressaltar que parte do comércio vinha funcionando parcialmente (com trabalho interno e atendimento vias fone/whatsapp, delivery e/ou drive-thru

Depois de mais de dois meses fechado ou funcionando parcialmente, o comércio de Ilha Solteira-SP, distante 60 Km de Três Lagoas, voltou a reabrir nesta segunda-feira (1º), com restrições. A ação acontece devido a flexibilização da quarentena em parte do estado de São Paulo.
Desde o início de maio, parte do comércio vinha funcionando parcialmente, com funcionários e proprietários realizando trabalho interno e podendo atender clientes por telefone ou aplicativos de mensagem, delivery e drive-thru. Mas, com a flexibilização, esse funcionamento volta, agora, quase ao “antigo normal”.
Em Ilha Solteira, quase que 100% do comércio já está funcionando. Na manhã desta segunda, já foi possível observar um movimento maior em lojas e outros tipos de estabelecimentos. O movimento de veículos na principal avenida da cidade também aumentou.
Essa reabertura, à princípio, vale para imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, escritórios em geral e comércios em geral, inclusive os localizados no Camelódromo, Terminal Rodoviário, Galerias e Shopping Center.
Para os que já vinham funcionando, considerados como atividades essenciais, nada muda. E para aqueles ainda não contemplados, como bares, restaurantes, cinema, igrejas e espaços públicos, a reabertura completa fica para uma próxima fase da flexibilização.
Para funcionarem a partir desta segunda-feira, essas atividades econômicas estão tendo que seguir uma série de exigências, como utilização de máscaras por todos os funcionários e clientes; disponibilização de álcool em gel 70% na entrada e na saída do estabelecimento; higienização frequente das superfícies de toques como, por exemplo, máquinas de cartão, balcão, telefones e outros; limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado; garantia de circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou uma janela abertas, e proteção de vidro ou policarbonato para separar funcionários de clientes nos caixas e guichês. Além disso, cada área reaberta terá que seguir regras específicas (veja abaixo).
Há também, algumas exigências mais polêmicas, como redução de horário de funcionamento, fechando no horário de almoço (das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda à sexta, e aos sábados, das 09h00 às 12h00). Além disso, fica proibido o uso de provadores ou de prova dos produtos em geral e, sendo inevitável, higienizá-los após cada prova. Também não poderão realizar eventos promocionais que causem aglomeração de pessoas.
Vale ressaltar que parte do comércio vinha funcionando parcialmente (com trabalho interno e atendimento vias fone/whatsapp, delivery e/ou drive-thru), desde o início de abril.
Regras específicas
Além de regras gerais, cada atividade econômica autorizada a funcionar a partir desta segunda-feira, terá que seguir regras específicas. Confira!
Imobiliárias e escritórios em geral
Garantir a distância de 1,5m (um metro e meio) entre os funcionários e clientes; disponibilizar álcool em gel 70% ao lado dos computadores ou em todas as mesas de trabalho; preferencialmente, adotar o sistema de trabalho remoto (“home-office”); escalonar em horários distintos a entrada e saída de funcionários; e atendimento individual com agendamento prévio, sendo vedada a espera de clientes no interior do local; trabalho remoto (“home-office”); escalonar em horários distintos a entrada e saída de funcionários; e atendimento individual com agendamento prévio, sendo vedada a espera de clientes no interior do local.
Concessionárias e lojas de veículos
Controlar o acesso, garantindo a lotação máxima de um cliente a cada 4m² (quatro metros quadrados) de área de vendas ou serviços, fixar no local placa ou aviso contendo o limite de lotação máxima; higienizar os locais de manuseio de clientes nos veículos como volantes, freio de mão, assentos, chaves, maçaneta, entre outros; permitir test-drive com somente 02 (duas) pessoas no veículo e higienizá-lo, antes e após o uso; e manter os vidros abertos nos veículos em exposição.
Comércios em geral
Controlar o acesso garantindo a lotação máxima de 01 (um) cliente a cada 4m² (quatro metros quadrados) de área de vendas ou serviços; fixar no local placa ou aviso contendo o limite de lotação máxima; e em caso de filas externas garantir o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os clientes.
Comércios localizados no Camelódromo
Controlar o acesso garantindo a lotação máxima de 01 (um) cliente a cada 4 m² (quatro metros quadrados) de área de vendas ou serviços, fixar no local placa ou aviso contendo o limite de lotação máxima; em caso de filas externas garantir o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os clientes; vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
Shopping Center
A administração responsável pelo Ilha Shopping deverá exigir que cada estabelecimento, individualmente, cumpra as regras gerais e específicas para o ramo de atividade; manter abertas as portas de entrada e saída do Shopping; higienizar periodicamente o corrimão de escadas, caixas eletrônicos e superfícies de contato; higienizar periodicamente o sistema de ar-condicionado; manter fechados as áreas de lazer e os parques infantis e cinema; manter fechada a praça de alimentação e proibir o atendimento no balcão dos estabelecimentos localizados na referida praça, ficando desde já autorizado apenas o sistema “delivery”, se houver; proibir a realização de eventos promocionais que causem aglomeração de pessoas e evitar aglomeração de pessoas nas áreas comuns.
Fonte: Ilha de Notícias

Depois de 2 meses fechado, comércio em Ilha Solteira é reaberto
Vale ressaltar que parte do comércio vinha funcionando parcialmente (com trabalho interno e atendimento vias fone/whatsapp, delivery e/ou drive-thru

Justiça suspende aumento salarial dos vereadores de Pereira Barreto
Legislativo afirmou que entende e respeita as decisões judiciais, mas lamenta que o caso esteja sendo usado para promoção de interesses pessoais e políticos
Deixe um comentário
Quase lá...