Três Lagoas lança campanha Agosto Lilás 2025 com programação especial de combate à violência contra a mulher

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência “Halley Coimbra Junqueira” (CRAM), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial da SMAS

Publicado em
Três Lagoas lança campanha Agosto Lilás 2025 com programação especial de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciou a campanha Agosto Lilás 2025, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência “Halley Coimbra Junqueira” (CRAM), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial da SMAS.

Instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e pela Lei Municipal nº 3.340/2017, a campanha reforça a importância da divulgação da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados da rede de apoio e dos mecanismos de denúncia. Apenas de janeiro a junho de 2025, o CRAM atendeu 336 mulheres em situação de violência, demonstrando a relevância das ações voltadas à proteção e ao acolhimento.

A rede de atendimento em Três Lagoas atua de forma integrada com o CRAM, a SMAS, a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia da Mulher, o Programa Mulher Segura (Promuse) da Polícia Militar, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Poder Judiciário, além das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Semec).

PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS 2025

04/08 – Abertura da campanha com o Projeto Conhecer para Combater, na USF Maristela.

07/08 – Palestra para funcionários da Suzano, nos períodos matutino e vespertino.

08/08 – Palestra na Empresa de Ônibus Breda/Piracicabana para o setor administrativo.

09/08 – Ação na Praça Ramez Tebet, com apresentações culturais, feira de artesanato, serviços de saúde, stand do CRAM com orientações, brinquedos infláveis e aulão de ritbox com a professora Fabiana e suas alunas. Ainda no mesmo dia, participação na ação Agosto Dourado na Clínica da Mulher.

11/08 – Palestra no Loteamento Maresias, via CRAS Interlagos.

13/08 – Palestra sobre os serviços do CRAM, rede de apoio e canais de denúncia para ACS e coordenadores das unidades de saúde, no auditório do SSPMTL, nos períodos da manhã e da tarde. Lançamento da exposição da oficina “Nossa História dá um Livro”, que reúne relatos de mulheres atendidas e que venceram o ciclo da violência.

17/08 – Participação do CRAM na ação “A Rua é Nossa”, na Lagoa Maior, com distribuição de folders e orientações.

19/08 – Palestra no Loteamento Oasis, por meio do CRAS Interlagos.

22/08 – Palestra informativa para funcionários da empresa Lopes, com foco na prevenção e combate à violência contra a mulher.

29/08 – Encerramento da campanha com o “Café com Prosa”, projeto destinado às mulheres em acompanhamento psicológico e social no CRAM.

Durante todo o mês, as atividades visam sensibilizar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de romper o ciclo da violência e garantir os direitos das mulheres.

A secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, destacou que a campanha reforça a importância da união da sociedade no enfrentamento a esse problema. “Viver sem violência é um direito de toda mulher. É preciso denunciar e fortalecer a rede de apoio, para que nenhuma mulher esteja sozinha nessa luta”, afirmou.

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos canais oficiais, como o Disque 180 e a Delegacia da Mulher.

Agosto Lilás 2025: Viver sem violência é um direito. Vire esse jogo: denuncie.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Deixe um comentário