Saúde inicia agendamento para mamografia gratuita
em Castilho-SP

Começou na última terça-feira (14), em Castilho-SP, distante 30 Km de Três Lagoas, o agendamento gratuito para realização de exames de mamografia sem necessidade de encaminhamento médico. O público alvo são as mulheres com idade entre 40 e 69 anos.
O cadastro está sendo realizado, de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na sala de "acolhimento" localizada na Recepção do Centro Integrado de Saúde - CIS.
A enfermeira Andréa Panhoti Ribeiro – coordenadora da campanha em Castilho, acrescenta que as mulheres devem apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, além do Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para agendar o exame até o dia 31 de Agosto.
O prazo largo para agendamento se deve ao fato de que na última vinda da carreta (em 2014), muitas mulheres não terem comparecido para realizar o exame ou porque deixaram para fazer o agendamento na última hora, não conseguindo ser atendidas.
SEM ATRASOS - O atendimento começará no dia 24 de Agosto, quando a Unidade Móvel irá se deslocar de Andradina para Castilho. Os primeiros exames terão início às 12h00 e por isso mesmo a Prefeitura está iniciando uma grande campanha de divulgação do projeto na cidade.
"Trata-se de um equipamento de última geração, portanto de grande tecnologia, de modo que o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial, e isso deverá facilitar o tratamento", explica a diretora municipal de Saúde, Suely Sotini.
De acordo com a enfermeira Sheila Alves Neves, do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, em casos de detecção de suspeitas, as mulheres serão encaminhadas para o Hospital de Câncer de Barretos ou Jales. "No atendimento em Castilho uma técnica de Radiologia fará o exame, devendo o laudo sair em aproximadamente 40 dias", informou a enfermeira. O exame será aplicado apenas por mulheres, como forma de evitar constrangimentos às pacientes.
RIGOR - Somente moradoras de Castilho e com o cadastro realizado previamente poderão ser avaliadas. Ainda de acordo com Andréa, a proposta da campanha é atender ao menos 75% do grupo prioritário (pelo menos 1.550 mulheres).
"O Hospital de Câncer de Barretos está disponibilizando um serviço importante para a cidade de Castilho, onde o IBGE mostra que existem 2.067 mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Vamos visitar as empresas, comércio, igrejas, repartições públicas e utilizar propaganda volante e de rádio para divulgar o projeto. Nas residências os Agentes Comunitários de Saúde terão papel importante para explicar o projeto e a necessidade das mulheres fazerem os exames", finaliza Andrea.
Fonte:

Saúde inicia agendamento para mamografia gratuita
em Castilho-SP

Suspeitos de tráfico são presos após perseguição policial
pegou a droga em Três Lagoas
Deixe um comentário
Quase lá...