Saúde de Três Lagoas monitora Aedes aegypti na zona rural e margens dos rios
O monitoramento é realizado com as armadilhas denominadas “larvitrampas”, confeccionadas com pneus velhos e colocadas em locais estratégicos. Após a coleta, as larvas coletadas são encaminhadas ao laboratório para identificação.

TRÊS LAGOAS (MS) - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Entomologia, Setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, periodicamente vem realizando o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti na zona rural e nas margens dos rios, córregos e lagos.
Usando as denominadas “larvitrampas”, confeccionadas com pneus velhos e colocadas em locais estratégicos, o objetivo é o monitoramento para identificar em laboratório as larvas coletadas, como informou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Bióloga, Bioquímica e Sanitarista, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.
“Nosso Município possui muitas áreas de lazer, aonde as pessoas vão para tomar banho, pescar e passar final de semana em ranchos ou até em acampamentos”, comentou.
Segundo observou a diretora de Saúde, “é possível que nesses locais esteja também o mosquito Aedes aegypti, vetor de várias doenças, entre elas, a Dengue, a Chikungunya e Zika Vírus”.
Em cada região, previamente escolhida, as armadilhas são instaladas no período de dois anos a uma altura de 80 centímetros do solo, com o objetivo de “detectarmos a tempo as possíveis infestações do mosquito e realizarmos ações preventivas no próprio local e também pesquisas de identificação dos insetos”, ressaltou Geórgia.
A inspeção, coleta das larvas e identificação em laboratório é semanal e feita pelo técnico do Setor de Entomologia, Veci Aparecido Azambuja.
Atualmente, a SMS possui armadilhas instaladas em áreas na saída para São Paulo, saída para Campo Grande e Ilha Comprida.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Três Lagoas

Prefeito Angelo Guerreiro recebe membros do Conselho de Alimentação Escolar de Três Lagoas
Durante a reunião, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) aproveitaram para relacionar as propostas de melhorias na alimentação das crianças três-lagoenses.

Assistência Social de Três Lagoas incentiva acolhimento de crianças e adolescentes em Famílias Acolhedoras
Famílias interessadas e dispostas a participar do Programa Família Acolhedora devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, número 1622, na Orla...
Deixe um comentário
Quase lá...