Petrobras avança na retomada da UFN-3 em Três Lagoas, com R$ 3,5 bilhões em investimentos e vagas de capacitação profissional
A UFN-3 será estratégica para o Brasil, com capacidade de produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia

A tão aguardada retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) em Três Lagoas está oficialmente em fase de licitação. Após uma década de paralisação e equipamentos desgastados, a estatal anunciou que o projeto, com previsão de investimento de R$ 3,5 bilhões, deve entrar em operação em 2028.
A UFN-3 será estratégica para o Brasil, com capacidade de produzir cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia por ano, reduzindo a dependência de importações desses insumos essenciais para o agronegócio.
A localização da unidade em Três Lagoas é considerada um trunfo logístico, pois fica próxima aos principais mercados consumidores e conta com fácil acesso a gás natural e água, reduzindo custos de transporte e distribuição.
Além da conclusão da obra, a Petrobras lançou o Programa de Capacitação Autonomia e Renda, em parceria com o Sesi-Senai e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O projeto vai oferecer quase 4 mil vagas de qualificação profissional, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social e moradores da região.
Os cursos incluirão quatro formações na área elétrica e duas na área mecânica, com o IFMS Três Lagoas como polo principal.
As obras da UFN-3, iniciadas em 2011 e paralisadas em 2015 com 81% de execução, voltam a trazer esperança de geração de empregos e desenvolvimento para Três Lagoas e para a cadeia produtiva de fertilizantes no Brasil.
Fonte: Da Redação
Deixe um comentário
Quase lá...