Papel: produto milenar tem em Três Lagoas o centro produtor mundial
MS 40 anos
Conta a história que um chinês de apenas 20 anos, chamado T’sai Lun, fez uma mistura com casca de amoreira e outros produtos com fonte de fibras vegetais, bateu a massa até formar uma pasta, peneirou tudo, obtendo uma camada fina, que deixou secando ao sol. Pronto, o jovem chinês acabava de inventar o papel. O provável ano era 105 d.C., mas a técnica teria ficado escondida por cinco séculos.
Passados quase 2 mil anos da invenção de T’sai Lun, um formigueiro humano de 11 mil pessoas produzem anualmente 3,6 milhões de toneladas de celulose e papel na região de Três Lagoas. O processo produtivo, com investimentos bilionários e estatísticas superlativas, tem como base a técnica do chinês, que viveu no início da Era Cristã, com acréscimo de muita tecnologia.
Unidades das gigantes Fibria e Eldorado instaladas em Três Lagoas fazem do local a região com a maior concentração mundial na produção de celulose. Com a recente expansão da Fibria, a estimativa é de produção de 3,37 milhões de toneladas de celulose por ano no município sul-mato-grossense, considerando os números das duas empresas.
Fonte:
4840
4260
Empresário três-lagoense de 62 anos capota caminhonete em rodovia
na marechal rondon
Deixe um comentário
Quase lá...