MP faz alerta à população quanto ao número de UTIs disponíveis em Três Lagoas
Nota de esclarecimento aponta para, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho a ampliação das UTIs no município

TRÊS LAGOAS (MS) – No último domingo (03) o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho fizeram um alerta para a população três-lagoense em forma de nota de esclarecimento. A nota aponta para o baixo número de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos hospitais do município e que o sistema de saúde do município não está preparado para enfrentar um surto elevado da Covid-19 (novo coronavírus).
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Três Lagoas possui 65 casos positivos da doença, sendo a segunda cidade com maior número de casos, ficando atrás apenas da capital Campo Grande (MS). Outros 16 casos continuam em investigação.
Segundo a nota do Ministério Público, diante deste alarmante aumento dos casos de Covid-19 no município de Três Lagoas é necessário esclarecer que, mesmo com o esforço do Poder Público, o município conta, atualmente, com apenas 10 leitos de UTIs e 27 leitos clínicos para Covid-19, para atender a microrregião que envolve os municípios de Água Clara (MS) e Selvíria (MS).
Os oito respiradores doados pela empresa Suzano não devem ser instalados nas próximas semanas, uma vez que questões técnicas como calibração e configuração estão dificultando o início da operação dos equipamentos. A empresa está providenciando a instalação.
Dos 40 respiradores adquiridos pelo município, 25 devem ser montados somente a partir do dia 25 de maio, ou seja, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho as UTIs serão ampliadas no município.
A nota também afirma que existe o risco de escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) em razão da alta demanda, e as equipes de saúde locais já estão com baixas consideráveis nos seus efetivos, devido a contaminação. Por esses motivos, o Ministério Público alerta e conclama que a população de Três Lagoas intensifique as medidas de prevenção.
O pedido é para que seja mantido o isolamento social, que o cidadão permaneça em casa o maior tempo possível e, quando necessário sair, utilize máscara. Também há a necessidade de se manter a distância segura das pessoas e que todos fiquem atentos às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Que não sejam feitas aglomerações de pessoas, mesmo em casa com familiares e vizinhos e nas filas que sejam utilizadas máscaras e que seja respeitada a distância entre as pessoas.
A nota é assinada pelo Procurador da República do 1º Ofício da PRM de Três lagoas Marino Lucianelli Neto; pelo Promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas Moisés Casarotto; pela Procuradora do Trabalho do 1º Ofício da PTM de Três Lagoas Priscila Moreto de Paula; e pela Procuradora do Trabalho do 2º Ofício da PTM de Três Lagoas Cláudia Fernanda Noriler Silva.
Fonte: Da Redação

Quase 14 mil pessoas já foram vacinadas contra a Gripe Influenza A em Três Lagoas
O “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe está agendada para este sábado

Mesmo com tiros de advertência da PM, presos fogem da cadeia de Três Lagoas
Os quatro internos não tiveram os nomes divulgados
Deixe um comentário
Quase lá...