MP faz alerta à população quanto ao número de UTIs disponíveis em Três Lagoas

Nota de esclarecimento aponta para, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho a ampliação das UTIs no município

Publicado em
MP faz alerta à população quanto ao número de UTIs disponíveis em Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – No último domingo (03) o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho fizeram um alerta para a população três-lagoense em forma de nota de esclarecimento. A nota aponta para o baixo número de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos hospitais do município e que o sistema de saúde do município não está preparado para enfrentar um surto elevado da Covid-19 (novo coronavírus).

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Três Lagoas possui 65 casos positivos da doença, sendo a segunda cidade com maior número de casos, ficando atrás apenas da capital Campo Grande (MS). Outros 16 casos continuam em investigação.

Segundo a nota do Ministério Público, diante deste alarmante aumento dos casos de Covid-19 no município de Três Lagoas é necessário esclarecer que, mesmo com o esforço do Poder Público, o município conta, atualmente, com apenas 10 leitos de UTIs e 27 leitos clínicos para Covid-19, para atender a microrregião que envolve os municípios de Água Clara (MS) e Selvíria (MS).

Os oito respiradores doados pela empresa Suzano não devem ser instalados nas próximas semanas, uma vez que questões técnicas como calibração e configuração estão dificultando o início da operação dos equipamentos. A empresa está providenciando a instalação.

Dos 40 respiradores adquiridos pelo município, 25 devem ser montados somente a partir do dia 25 de maio, ou seja, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho as UTIs serão ampliadas no município.

A nota também afirma que existe o risco de escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) em razão da alta demanda, e as equipes de saúde locais já estão com baixas consideráveis nos seus efetivos, devido a contaminação. Por esses motivos, o Ministério Público alerta e conclama que a população de Três Lagoas intensifique as medidas de prevenção.

O pedido é para que seja mantido o isolamento social, que o cidadão permaneça em casa o maior tempo possível e, quando necessário sair, utilize máscara. Também há a necessidade de se manter a distância segura das pessoas e que todos fiquem atentos às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Que não sejam feitas aglomerações de pessoas, mesmo em casa com familiares e vizinhos e nas filas que sejam utilizadas máscaras e que seja respeitada a distância entre as pessoas.

A nota é assinada pelo Procurador da República do 1º Ofício da PRM de Três lagoas Marino Lucianelli Neto; pelo Promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas Moisés Casarotto; pela Procuradora do Trabalho do 1º Ofício da PTM de Três Lagoas Priscila Moreto de Paula; e pela Procuradora do Trabalho do 2º Ofício da PTM de Três Lagoas Cláudia Fernanda Noriler Silva.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário