Médicos se reinventaram durante a pandemia e alertam para os cuidados nas festas de fim de ano
Em entrevista, Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que o resultado é fruto da implantação das estratégias desenvolvidas por uma empresa capacitada

TRÊS LAGOAS: Na linha de frente os médicos foram ao extremo durante estes quase dois anos de Pandemia da Covid-19, se uniram de forma inédita para cumprir o juramento que fizeram no dia de sua formatura em busca de tratamentos para salvar vidas.
Foram meses afastados de familiares e amigos, lutando contra uma doença desconhecida, vendo pacientes morrerem, vendo os leitos lotados de pessoas precisando de socorro e muitos outros aguardando vagas para serem internados e terem uma chance de sobreviver, além de correr o risco de serem contaminados pelo vírus.
No enfrentamento à doença desde o inicio da pandemia, a médica intensivista e coordenadora da UTI Covid do Hospital Auxiliadora, Vanessa Alves Lima, contou que no início os médicos estavam batalhando contra um fantasma desconhecido e que toda a equipe precisou passar por um processo de adaptação tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Vanessa disse que os médicos precisaram se afastar de seus familiares, ficar ausentes de seus filhos por um período e profissionalmente passaram por momentos de limitações humanas, com poucas pessoas qualificadas para lidar com pacientes em situação crítica além disso em alguns momentos, devido à alta demanda existente em todo o Brasil, houve falta de equipamentos de proteção individual.
Mesmo diante de todos os desafios enfrentados, os anjos de jaleco não esmoreceram e amparados pela ciência estão vencendo a batalha dia após dia. Mato Grosso do Sul avança no combate à Pandemia, tem números representativos de imunização coletiva, a média móvel de casos de contágio continua com tendência de queda, e está em 3,4.
Em entrevista, Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que o resultado é fruto da implantação das estratégias desenvolvidas por uma empresa capacitada, em parceria com os gestores dos municípios de todo o estado.
O Secretário aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os profissionais de saúde que atuam em Mato Grosso do Sul, que atuam como grandes guerreiros neste enfrentamento à Covid-19 e o esforço coletivo de todos os profissionais envolvidos na área da saúde fez com que o estado atingisse a marca de 6 dias consecutivos sem mortes pela doença registrada.
Resende disse que em Três Lagoas o Prefeito Angelo Guerreiro sempre foi um grande parceiro neste enfrentamento à Pandemia, Resende destacou também o trabalho desenvolvido pela Secretária Municipal de Saúde, Elaine Furio, que sempre esteve alinhada ao estado e parceira nesta caminhada, o que contribuiu para a situação que vivemos atualmente.
Elaine Furio contou que o processo de enfrentamento a esta doença ainda pouco conhecida foi de reinvenção, sendo necessária a criação de novos portos de trabalho, remanejamentos, atendimento à pacientes graves em diversos pontos de atenção. O Cenário por muitas vezes foi comparado ao de uma guerra e exigiu dos médicos muita força, coragem e flexibilidade.
Fúrio destacou a importância desses profissionais para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Três Lagoas desde do início da gestão do prefeito Ângelo Guerreiro, foram realizadas 90 posses de médicos em diversas especialidades e reafirma o reconhecimento desses profissionais com a previsão novas vagas no edital do concurso que está sendo elaborado e será divulgado em breve.
Resende também falou sobre a importância de as pessoas manterem o bom senso, manter os protocolos de segurança, uma vez que ainda existe uma parcela de pessoas que ainda não foram imunizadas, outras que não receberam a segunda dose do imunizante e uma quantidade significativa de idosos que ainda precisa tomar a terceira dose do medicamento.
O Secretário de Saúde disse que o vírus continua circulando no estado e só será possível pensar em abandonar os protocolos de biossegurança depois que estivermos a vários meses sem casos de contagio em Mato Grosso do Sul. Resende reforçou que ainda não se pode abrir mão das nossas mascaras, ainda temos que evitar aglomerações.
A médica intensivista, Vanessa Alves, reforçou a importância da população se imunizar contra a Covid-19, e enfatizou que os cuidados devem ser mantidos, pois a doença sempre vai existir e a chegada das datas comemorativas de final de ano despertam a preocupação dos profissionais de saúde.
Fonte: Da Redação

Poste cai e parte da orla da Lagoa Maior é interditada neste domingo
Uma equipe da Elektro já esteve no local para desenergizar o poste e iniciar os trâmites de desobstrução da pista e religação de energia nas regiões afetadas
Deixe um comentário
Quase lá...