Já são 56 casos suspeitos aguardando resultados em Araçatuba-SP
Apenas um paciente teve o resultado de exame divulgado desde o início da semana e deu negativo

Boletim epidemiológico da Secretariade Saúde de Araçatuba (SP), distante 150 de Três Lagoaas, informa que nesta sexta-feira (20), há 56 pacientes com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus aguardando resultado de exames.
Desde que o boletim diário passou a ser divulgado, na última segunda-feira (16), apenas um paciente teve o diagnóstico negativo para Covid-19, após realização de exame.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dos 56 pacientes em monitoramento, quatro estão internados em hospitais da cidade e os outros 52 estão em isolamento social domiciliar.
Internados
Dois dos pacientes internados estão na Santa Casa de Araçatuba, conforme informado ontem pelo Hojemais Araçatuba. O hospital informou no início desta noite que eles permanecem internados, em quadro clinico estável.
Além disso, nas últimas 24 horas foi atendido apenas um caso, que após as avaliações foi oficializado como suspeito. O paciente tem 61 anos, mora em Araçatuba e teve material coletado e encaminhado para a análise pelo Adolfo Lutz.
Unimed
Os outros dois estão internados no Hospital Unimed. Um deles é um homem de 61 anos que deu entrada no Pronto Atendimento com histórico de tosse, dor torácica e febre. Ele é cardiopata (prótese valvar aórtica) e teve contato indireto com uma pessoa que viajou para a Europa.
O outro paciente também é do sexo masculino, com 67 anos e que procurou atendimento com histórico de dor de garganta, febre baixa e tosse produtiva. Ele tem cardiopatia, hipertensão e diabetes e não teve contato com casos suspeitos de coronavírus.
Risco
Até quinta-feira, havia cinco pacientes entre os que aguardam resultado de exame entre o grupo de risco, por ter 60 anos ou mais. Agora, são sete nessa faixa etária, com a inclusão de um paciente de 61 anos e outro de 67 anos.
O boletim epidemiológico com a atualização dos casos notificados de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus é atualizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica às 17h.
Exame
Todo caso suspeito realiza o exame chamado Swab, com coleta de material de naso e orofaringe, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz.
O prazo estimado para divulgação do resultado é de 3 a 5 dias úteis, mas a Secretaria Municipal de Saúde argumenta que devido à grande demanda por exames no Estado, o prazo pode ser prolongado.
Enquanto não há resultado, os pacientes que não precisam de internação ficam em quarentena domiciliar, sendo monitorados.
Suspeitos
De acordo com a Secretaria de Saúde de Araçatuba, são considerados casos suspeitos:
Situação 1 - VIAJANTE: pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 <95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) e com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias.
Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO: Pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.
Fonte: Hojemais / Araçatuba

Hospital afirma que não há pacientes com suspeita de Coronavírus internados em Ilha Solteira
Emanuel explica que o Hospital segue um protocolo, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde
Deixe um comentário
Quase lá...