Idosa com covid-19 retirada da Santa Casa pela filha morre e família faz velório

Em nota da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a Secretária de Saúde sabia do caso, que era acompanhado pela equipe de monitoramento

Publicado em
Idosa com covid-19 retirada da Santa Casa pela filha morre e família faz velório

A idosa de 81 anos que foi retirada pela filha da Santa Casa de Araçatuba (SP) na semana passada, após ser diagnosticada com covid-19, morreu no último sábado (4).

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (7), após ser questionada pelo Hojemais Araçatuba sobre o acompanhamento do caso pela Vigilância Epidemiológica.

Em nota da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a Secretária de Saúde sabia do caso, que era acompanhado pela equipe de monitoramento.

Entretanto, segundo a pasta, a Vigilância Epidemiológica só foi informada do óbito na segunda-feira (6), dia em que um representante da Santa Casa registrou um boletim de ocorrência comunicando à polícia sobre a evasão da paciente, tornando o caso público.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a família da idosa omitiu da empresa funerária responsável pela preparação do corpo e da administração do cemitério que a defunta tinha testado positivo para covid-19.

Caso

O boletim de ocorrência de evasão de paciente foi registrado no início da tarde de segunda-feira (6). Um representante da Santa Casa informou à polícia que a idosa morava no bairro Jussara e foi internada em 27 de junho.

Ele foi diagnosticada com infecção do trato urinário de localização não específica e, durante o tratamento, foi coletado material para exame de covid-19, que teve resultado positivo.

Ainda de acordo com o hospital, desde o início do tratamento, quando o caso ainda era considerado suspeito, uma filha da paciente, que não teve a identidade informada à polícia, não concordava em deixar a mãe sozinha no isolamento.

Ela procurou a direção técnica do hospital e solicitou alta a pedido, alegando que levaria a mãe embora.

Após ser informada sobre os riscos de suspender o atendimento à mãe dela, a filha da idosa assinou o termo de responsabilidade assumindo os riscos com relação à saúde da paciente e a levou para casa, isso em 30 de junho.

Morte

A reportagem soube que a idosa havia morrido por meio de comentários feitos na matéria sobre a evasão da paciente, publicada pelo Hojemais Araçatuba, às 17h56 de segunda-feira.

Na manhã desta terça-feira, a reportagem fez contato com a Santa Casa, que comunicou que além de ter registrado o boletim de ocorrência, informou à Vigilância Epidemiológica sobre as condições da paciente que havia sido levada pela filha.

A reportagem também confirmou com a empresa funerária que a idosa teve o óbito constatado no sábado, foi realizado o velório e o enterro aconteceu às 10h de domingo, no cemitério da Saudade.

Justiça

Questionada sobre quais procedimentos devem ser tomados pela Vigilância Epidemiológica com relação à atitude da família, de ter omitido da funerária que a idosa tinha contraído covid-19, a Prefeitura informou que devem tomadas medidas judiciais.

“Quanto à saúde das pessoas envolvidas, a Secretaria de Saúde determinou que uma equipe de atenção básica acompanhe e monitore a família”, informa em nota.

O Hojemais Araçatuba não conseguiu contato dos familiares da idosa.

 

Fonte: HojeMais / Foto: Google

Deixe um comentário