Herói por telefone: Oficial dos Bombeiros Salva Bebê de 3 Dias com Manobra de Tapotagem e Orientação Rápida
O atendimento do Subtenente Nascimento foi primordial para salva a vida da criança

Um caso emocionante e de tirar o fôlego foi registrado neste final de semana em Três Lagoas. Um oficial do Corpo de Bombeiros, o Subtenente Nascimento, que estava de plantão como comandante da corporação e também responsável pelo atendimento do 193, salvou a vida de uma recém-nascida de apenas três dias com orientações feitas por telefone.
A mãe da bebê ligou desesperada para o número de emergência, relatando que a filha estava inconsciente e com os lábios roxos. Sem perder tempo, o oficial, além de acionar uma viatura de imediato, manteve a mãe na linha e a guiou passo a passo para realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas, chamada tapotagem — técnica que consiste em aplicar percussões rítmicas com as mãos em forma de concha no tórax do bebê.
De forma incrível, após alguns segundos de orientação e aplicação da técnica, a bebê voltou a respirar, para alívio da mãe e da guarnição que já estava a caminho.
O próprio oficial relatou:
“Ela ligou em desespero dizendo que a bebê estava desacordada e com a boca roxa. Eu já despachei de imediato uma viatura ao local e, ao mesmo tempo, ensinei a manobra pelo telefone. Graças a Deus, deu certo e a criança voltou a respirar.”
A recém-nascida havia sufocado por duas vezes, segundo o relato da mãe, que seguiu fielmente as instruções do bombeiro. A manobra salvadora — a tapotagem — foi essencial para o retorno da respiração.
O caso também reforça a importância do treinamento dos bombeiros e do atendimento rápido.
Este é mais um exemplo de como o preparo e a dedicação dos nossos heróis de farda fazem a diferença entre a vida e a morte.
Fonte: Da Redação
Deixe um comentário
Quase lá...