Guerreiro e prefeitos de cidades sedes de hidroelétricas fazem movimentos em Brasília
Associação tenta evitar perdas de recursos com novas leis.

O Prefeito Angelo Guerreiro participou em Brasília de várias reuniões entre os dias 12 e 14 de março, especialmente como Titular do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH).
Os diálogos versaram sobre as demandas que beneficiam os municípios que são sedes de usinas hidroelétricas e também os que não tem máquinas mas tiveram suas áreas alagadas.
AMUSUH – Conforme Guerreiro, “a AMUSUH tem atuação importante na defesa dos 729 municípios responsáveis por mais de 60% da energia elétrica gerada no Brasil, e tem tido êxito em suas reivindicações graças à união dos prefeitos e aos pleitos juntos aos órgãos do Governo Federal”.
Guerreiro participou de reunião com integrantes do Conselho Fiscal da Associação discutindo modificações em projetos que tramitam no Congresso Nacional.
Um exemplo é a Reforma Tributária e alguns parágrafos que, se aprovados como estão, podem prejudicar muito, especificamente os municípios sedes de usinas sendo que, cerca de 30% do valor arrecadado podem deixar de vir para essas cidades.
TURISMO – O Prefeito participou ainda de uma audiência com o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo reivindicando, junto com outros prefeitos da AMUSUH, investimentos da pasta usando os recursos hídricos, o incremento do turismo atraindo investimentos tanto públicos quanto privados. Conforme o Ministério, Três Lagoas está na categoria ‘B’, apta a receber programas e políticas públicas específicos para os municípios alagados.
MEIO AMBIENTE – no Ministério do Meio Ambiente foram recebidos pela Ministra Interina, Ana Pellini, para tratar sobre as revisões das legislações ambientais para o uso das águas, investimentos em aquicultura, e a parceria do Ministério com os municípios alagados para facilitar os investimentos. Conforme disse a Ministra, “nosso objetivo é atacar os problemas reais de forma efetiva”.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Nesta quinta-feira (14) o prefeito de Três Lagoas esteve no Palácio do Planalto logo pela manhã, em uma reunião da AMUSUH, participando de um encontro com o Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Gal. Carlos Alberto dos Santos Cruz; com o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Marcos Moroni, e com o Secretário Adjunto da Casa Civil, José Barreto. Trataram sobre vários assuntos, mas especialmente das modificações na reforma tributária.
“Falamos também sobre a participação da AMUSUH no comitê do Governo Federal que regula energia e sobre os 41 mil km quadrados de área alagada que devem ser melhor explorados. Apresentamos as propostas e projetos de uso sustentável dos lagos, e oferecendo apoio ao Governo Federal quanto às propostas importantes para a população. A reunião foi de suma importância para o desenvolvimento econômico dos municípios alagados”, explicou Guerreiro.
MINAS E ENERGIA – a última reunião dos prefeitos foi no Ministério de Minas e Energias, Conforme Guerreiro, o Ministro Almirante Bento Albuquerque, que está no exterior, destacou para atende-los, o Secretário de Energia Elétrica, Ricardo Cyrino e o Secretário de Planejamento, Reive Barros.
Entre as reivindicações desta pasta estão, a participação na construção dos processos de renovação de contratos com geradoras de energia; uso de lagos para outros fins, um exemplo, o esporte aquático; aumento da capacidade de geração de energia nos locais onde há possibilidade de aumento na carga energética, unificação das leis e dos órgãos que regulam a energia e uso dos lagos para facilitar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
Os prefeitos foram recebidos também pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Três Lagoas

Diretoria de Cultura abre inscrições para Curso de Fotografia em Três Lagoas
Vinte vagas serão oferecidas no curso para iniciantes.

Castramóvel ficará mais uma semana na Vila Piloto e depois atenderá na região dos ranchos do Sucuriú
Equipe estará na Pousada do Sucuriú, no período de 25 a 29 de março, em atenção aos donos de ranchos e trabalhadores, que residem nessa região.
Deixe um comentário
Quase lá...