Esplanada dos Ferroviários é reinaugurada em comemoração aos 105 anos de Três Lagoas

Portal do desenvolvimento da cidade, no início da sua colonização, Esplanada dos Ferroviários é reinaugurada, na manhã desta segunda (15)

Publicado em
Esplanada dos Ferroviários é reinaugurada em comemoração aos 105 anos de Três Lagoas

TRÊS LAGOAs (MS) - Na manhã desta segunda (15), a cidade de Três Lagoas amanheceu festiva, celebrando os seus 105 anos de emancipação política.

Entre os presentes que a cidade recebeu, registra-se a entrega da reinauguração da Esplanada dos Ferroviários, que está localizada na avenida Rosário Congro, no Centro da cidade.

Com isso,a história dos ferroviários, que muito contrinuiram para o desenvolvimento de Três Lagoas (MS) e região começa a ser resgatada.

O local vai abrigar a Maria Fumaça e o Departamento de Cultura, uma vez que o antigo prédio da prefeitura, onde atualmente funciona, também passará por reformas.

O valor total da obra não foi informado pela Prefeitura Municipal e Três Lagoas.

História

A estação de Três Lagoas foi inaugurada em 31 de dezembro de 1912 e foi uma das primeiras estações a serem finalizadas no então estado de Mato Grosso. Faz parte da linha estrada de ferro Itapura (SP) -Corumbá (MS), que foi aberta também a partir de 1912.

Apesar disso, por dificuldades técnicas e financeiras, havia cerca de 200 km de trilhos para serem finalizados - trechos Jupiá-Água Clara (MS) e Pedro Celestino-Porto Esperança (MS) -, fato que ocorreu apenas em outubro de 1914.

Quatro anos antes, em 1910, a futura estação foi o estopim para a fundação da cidade de Três Lagoas (MS), que nascia com o trem.

Em 1917 a ferrovia é fundida no trecho da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), que fazia o trecho paulista Bauru (SP)-Itapura (SP).

Com a reinauguração da Esplanada dos Ferroviários, a cidade e Três Lagoas (MS) dá um passo importante para o resgate histórico, uma vez que a cidade surge com a chegada da estrada de ferro, com a vinda do trem.

De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, o local deverá abrigar também o complexo da nova Feira Livre e da Casa do Produtor.

 

Fonte: Da Redação

 - Foto 1
 - Foto 2

Deixe um comentário