Em clima de integração, evento do TC/MS reúne 340 gestores públicos
O expressivo número alcançado veio com a oportunidade dada aos prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de municípios que fazem parte da jurisdição do vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, com a realização da primeira edição do evento: "O Tribunal que é da nossa conta".

TRÊS LAGOAS (MS) - Com o objetivo de contribuir para melhorar os diversos processos de licitação e a prestação de contas do dinheiro público, Três Lagoas recebeu na sexta-feira (26) o Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul para a 1ª edição do projeto "O Tribunal que é da nossa conta".
O projeto é direcionado à capacitação de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, servidores das Câmaras Municipais, servidores municipais, juízes, promotores, conselhos, associações, sindicatos e sociedade civil organizada com o objetivo de contribuir para a melhoria na prestação de contas, proporcionando aos jurisdicionados mais acesso às informações técnicas e garantindo mais qualidade no envio dos processos.
Na abertura solene do evento, notou-se a participação maciça do Poder Executivo e Legislativo da região, bem como a adesão dos técnicos de departamento de finanças, controladoria e outros setores relacionados ao planejamento de aplicação de verbas públicas
Ao todo, sete Chefes de Executivo e três do Legislativo, compareceram ao evento, além da participação de representantes do Ministério Público, da Polícia Militar e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Entre os prefeitos presentes, destaque para o anfitrião Ângelo Guerreiro (PSDB) e ainda os prefeitos de Paranaíba, Ronaldo José Severino (PSDB), Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura (MDB) Brasilândia, Dr. Antônio Thiago (MDB) e o prefeito de Santa Rita do Pardo Cacildo Dagno Pereira (PSDB).
Participantes das Câmaras Municipais, o presidente da casa em Três Lagoas, vereador André Bittencourt (PSDB), de Cassilândia, Inocência, Selvíria, Àgua Clara, Aparecida do Taboado, Paraíso das Águas e Anaurilândia.
De acordo com o presidente do TC/MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, desde que o projeto teve início há oito anos, notou-se um aprimoramento por parte dos gestores na administração e prestação das contas públicas.
"O TC/MS tem como filosofia levar o conhecimento, um braço intelectual para enfrentamento dos principais problemas dos gestores públicos. Percebemos que a má administração muitas vezes acontece, não por falta de vontade política, mas por falta de conhecimento quanto às licitações e prestações de contas", explicou o conselherio.
Ao ir ao encontro dos gestores públicos, agentes políticos e sociedade civil, oferecendo-lhes informação e capacitação, em ambiente informal e com uma abordagem direta e descomplicada, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul busca desvestir-se da roupagem severa e punitiva de corte distante, referências obsoleta, ultrapassada, que não combina com os paradigmas da democracia contemporânea.
O clima de transparência e integração predominou e até motivou os deputados Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul e Eduardo Rocha (MDB) também presentes no evento a realizarem, ainda no primeiro semestre de 2019, uma sessão itinerante da AL/MS na cidade de Três Lagoas.
Autoridades discursam sobre a importância do conhecimento na gestão de recursos públicos. Foto: Assessoria.
Fonte: Rádio Caçula/Julia Vasquez

Pesquisa estima que comemoração do Dia Das Mães movimentará mais de R$ 192 milhões em MS
Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) junto ao Sebrae-MS, o apontamento traz dados sobre as intenções de consumo e de comemorações para o Dia...

Patrulha Rural de Três Lagoas (MS) apreende veículo que havia sido furtado em Brasília (DF)
Autor deverá responder por Adulteração de sinal identificador de veículo automotor e Recepção.
Deixe um comentário
Quase lá...