Do calor ao frio: frente fria traz chuva e derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul
Inmet emitiu alerta amarelo, de chuvas intensas, para grande parte do Estado

Uma frente fria, vinda do sul do Brasil, atinge Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (3) trazendo chuva, queda nas temperaturas, céu nublado, nevoeiro e vento. As informações são do meteorologista Natálio Abrahão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, de perigo potencial e chuvas intensas, para municípios do centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Com isso, podem ocorrer ventos de até 60km/h e chuva de até 50 milímetros por dia em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo, Eldorado, Caarapó, Amambaí, Laguna Carapã, entre outros.
"Avisa quem sentir frio que prepare o casaco e usar a noite e madrugada porque o frio vem junto com o vento", destacou Abrahão.
Uma massa de ar seca e quente estava estacionada no Estado provocando baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas, céu limpo e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas (35,6ºC) e Água Clara (35,3ºC) estavam entre as 20 cidades mais quentes do país nesta segunda-feira (2), segundo o Inmet.
As chuvas previstas para Mato Grosso do Sul serão suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar queda nas temperaturas.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recomendações em casos de tempo adverso
Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
Outono
O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.
A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.
Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir.
O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho.
As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.
O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.
Fonte: Correio do Estado

Adiantamento do 13.º chega à 7.ª etapa de liberação, para segurados com NIS final 2 e 7
Previsão é que, até sexta-feira (6), mais de 31 milhões recebam a primeira parcela

Deixe um comentário
Quase lá...