Dê sua opinião: a porquice do povo é culpa do prefeito?

O puxão de orelha não é só para quem joga lixo no lugar errado, mas também àqueles que negligenciam a manutenção de seus próprios terrenos

Publicado em
Dê sua opinião: a porquice do povo é culpa do prefeito?

Como diz a música de João Carreiro & Capataz: “é pra cabá o pequi do Goiás!” Um vídeo que circula pelo whatsapp em Três Lagoas (veja abaixo), desde a última sexta-feira (03.02), cobra providências do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, em relação ao descarte irregular de entulho, animais mortos e outros resíduos.

As imagens, gravadas na entrada que dá acesso ao frigorífico, a apenas 500 metros à frente do Shopping Três Lagoas, realmente mostram o caos. A indignação pode até ser legítima, mas…

Existem lixeiras instaladas em todas as entradas de ranchos e estradas rurais, e a coleta do lixo convencional é realizada três vezes por semana, especificamente nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A pergunta que surge é: por que estão fazendo essa ‘lambança’? Certamente, a resposta não está na inércia da Prefeitura, nem do prefeito.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio não tem poupado esforços. Há campanhas regulares de conscientização em relação ao descarte correto de resíduos, e a fiscalização é uma prática diária. Com frequência, os responsáveis são autuados.

A “Operação Porco Solto”, iniciada em 2019, ao longo dos últimos anos, aplicou multas a diversos moradores por descarte inadequado de lixo e entulho em locais públicos, incluindo acessos a ranchos.

Outra iniciativa da prefeitura é o programa de caçambas comunitárias, disponibilizadas gratuitamente para a população de Três Lagoas desde 2022. O “mutirão” atende um bairro da cidade a cada mês, oferecendo mais de vinte caçambas.

É importante ressaltar que essa programação é amplamente divulgada. Hoje, por exemplo, 05.02, a campanha encerra o atendimento no Guanabara e Vila Maria e começa no São Carlos.

Quanto ao prefeito, não é de hoje que ele faz esforços para conscientizar os moradores de Três Lagoas. Em 2019, ao anunciar a instalação de 20 novas lixeiras na zona rural, Angelo Guerreiro reiterou o apelo em suas redes sociais.

No final do ano passado, durante o período festivo, ele disponibilizou caçambas adicionais em diversas entradas de ranchos e, mais uma vez, enfatizou (veja abaixo): “Descartem o lixo corretamente! Caçamba não é para lixo doméstico. Colaborem!”

O puxão de orelha não é só para quem joga lixo no lugar errado, mas também àqueles que negligenciam a manutenção de seus próprios terrenos. Em tempos de dengue e proliferação de escorpiões, a situação se agrava ainda mais.

Dessa forma, além de aplicar multas aos proprietários de terrenos, a prefeitura, nesse caso, assume a responsabilidade pela limpeza e posteriormente envia a “fatura”.

Fazer o certo é simples. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos e sempre depositado nas lixeiras.

Entulhos, restos de animais, galhadas, móveis velhos, entre outros, devem ser descartados exclusivamente em caçambas, sejam gratuitas ou pagas, ou no Buracão do Jupiá, próximo ao Centro de Zoonoses (Rua Egídio Thomé, nº 5562).

É fundamental compreender que chão, seja em terrenos baldios, entradas de rancho ou estradas vicinais na zona rural, não é local apropriado para descarte!

Se flagrar alguém cometendo essa infração ou souber quem está realizando o descarte inadequado, denuncie. A Ouvidoria de Três Lagoas está disponível para receber denúncias através do WhatsApp (67) 99213-6400 e também pelo site: https://www.treslagoas.ouvidoriapublica.online/

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário