CTG Brasil se pronuncia sobre possível fechamento do zoológico de Ilha Solteira-SP
nota oficial

Em nota oficial, a empresa CTG Brasil - que administra as usinas hidrelétricas das cidades de Ilha Solteira-SP e Três Lagoas-MS - se pronunciou nesta quinta-feira (11) em relação à matéria publicada neste site sobre o possível fechamento do Centro de Conservação da Fauna Silvestre, mais conhecido como Zoológico, instalado naquele município paulista.
O documento informa que, conforme já foi esclarecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira (Zoológico) não faz parte da concessão das usinas da CTG Brasil no Rio Paraná. Porém, é importante ressaltar que a CTG Brasil preza pela preservação da fauna e tem uma política de proteção ambiental voltada para a manutenção da biodiversidade da vida silvestre livre em torno de seus reservatórios.
Um dos projetos ambientais propostos pela CTG Brasil ao IBAMA e ao ICMBio é a implementação do Programa de Apoio à Implantação do Corredor Ecológico dos Rios Sucuriú e Taquari, que contempla, entre outras, ações de diagnóstico e monitoramento de espécies ameaçadas de extinção, plantio e fomento ao plantio de árvores nativas, educação ambiental e comunicação social. Esse projeto está diretamente relacionado ao Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação de espécies ameaçadas de extinção, do ICMBio.
Hoje, o Centro de Fauna, respeitada sua importância para o município de Ilha Solteira, além da questão turística, atende a impactos à fauna causados por rodovias (atropelamentos de animais), queimadas de lavouras de cana-de-açúcar (afugentamento de animais silvestres) e apreensões de animais pelas polícias ambientais. Tais impactos não se relacionam com a operação das usinas.
O principal objetivo dos centros de fauna ligados a hidrelétricas é resgatar e abrigar os animais das área de enchimento dos reservatórios durante a construção das usinas, para depois devolvê-los à natureza. No entanto, o de Ilha Solteira passou a ser incorporado no contexto turístico e ambiental do município e proximidades e foi mantido.
Vale lembrar que há dezenas de municípios ao redor dos reservatórios que também necessitam ser beneficiados com o programa de fauna das hidrelétricas e um programa mais abrangente, como o Corredor Ecológico que está sendo proposto pela CTG Brasil, favorecerá a biodiversidade da fauna livre em toda a região, conectando a fauna do entorno dos reservatórios ao Pantanal.
Além da preservação do meio ambiente, a CTG Brasil também tem como valor o respeito às região onde atua. Por isso, busca manter um diálogo constante com a comunidade, apoiando o desenvolvimento local.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...