Moradores da “ocupação do bairro Guanabara” fazem reunião por causa de instalação de fossa próxima a poço comunitário; PM foi acionada para orientar uma das moradoras

Após a intervenção policial, a vizinha concordou em reavaliar a localização da fossa séptica

Publicado em
Moradores da “ocupação do bairro Guanabara” fazem reunião por causa de instalação de fossa próxima a poço comunitário; PM foi acionada para orientar uma das moradoras

Na final da tarde desta terça-feira (25), a Polícia Militar comandada pelo sargento J. Corrêa foi acionada para intervir em um desentendimento entre vizinhos e outros moradores que residem na região conhecida como “ocupação do bairro Guanabara”, em Três Lagoas.

A PM esteve na Rua dos Bem-te-vi, devido a origem da instalação de uma fossa séptica que estava sendo feita perto de um poço semi-artesiano comunitário, gerando preocupações quanto à possível contaminação da água utilizada por cerca de 40 famílias locais, que em uma ação coletiva pagaram para perfurar o poço semi-artesiano, financiado por meio de uma “vaquinha” comunitária, visando suprir a demanda de água potável na região.

No entanto, uma residente iniciou a construção de uma fossa séptica em seu terreno que fica ao lado do poço recém-instalado.

Preocupados com a potencial contaminação da água, os vizinhos solicitaram que a fossa teria que ser feita em outro local.

A solicitação resultou em desentendimentos, culminando na necessidade de intervenção policial.​

A equipe da Polícia Militar compareceu ao local e mediou o caso, orientando as partes envolvidas sobre a importância de manter uma distância adequada entre fossas sépticas e fontes de abastecimento de água e caso este ocorrido de desavenças entre os moradores tenha tido ameaças, procurassem a Polícia Civil para registrar o caso.

A RECOMENDAÇÃO

Especialistas recomendam uma distância mínima de 15 metros entre fossas e poços para prevenir a contaminação da água e proteger a saúde da comunidade. ​

A construção de fossas sépticas próximas a poços sem as devidas precauções pode resultar na infiltração de contaminantes na água subterrânea, aumentando o risco de doenças de veiculação hídrica.

Portanto, é essencial que os moradores sigam as orientações técnicas e regulamentações vigentes para garantir a segurança e a qualidade da água consumida.​

VIZINHA CONCORDOU EM MUDAR PARA OUTRO LOCAL A FOSSA

Após a intervenção policial, a vizinha concordou em reavaliar a localização da fossa séptica, comprometendo-se a ajustá-la conforme as recomendações para assegurar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade.

Fonte: Da Redação

 - Foto 1
 - Foto 2
 - Foto 3
 - Foto 4
00

00

Deixe um comentário