Com fome, capivaras invadem hortas de Três Lagoas

Algumas hortas da cidade e destruindo a plantação e a fonte de renda de muitas famílias.

Publicado em
Com fome, capivaras invadem hortas de Três Lagoas

A seca que atinge Três Lagoas e que está ressecando as áreas verdes do município e como consequência deixando as capivaras sem muitas opções para se alimentar está levando estes roedores a invadirem algumas hortas da cidade e destruindo a plantação e a fonte de renda de muitas famílias.

É o caso da horta da Associação de produtores rurais e comerciantes de Três Lagoas (Asproflora), localizada ao lado da primeira lagoa, onde vivem cerca de 80 animais e estes vão procurar nas plantações um local para se alimentar.

De acordo com o presidente da Associação, Marcelo Vieira, as capivaras não se alimentam das hortaliças que são plantadas pela comunidade, ela vai em busca de gramíneas que germinam entre os canteiros, mas durante a busca os roedores pisoteiam e acabam matando as mudas.

Na tentativa de barrar a entrada dos animais na área de plantação, os associados construíram uma barreira utilizando paletes, mas os roedores aprenderam a pular o cercado e continuam adentrando a horta.

A Secretaria do Meio Ambiente foi comunicada do caso e informaram que aquele local é o habitat natural destes animais e que para suprir a falta de alimentação decorrente da seca, desde esta terça-feira (28) estão sendo oferecidas gramíneas na região para que estes roedores se alimentem e evite que invadam a horta, que é responsável pelo sustento de pelo menos 20 famílias, além do fornecimento de alimentos para os restaurantes, instituições de ensino do município e para alguns projetos assistenciais.

Marcelo disse que a ação aparentemente surtiu efeito, pois durante a noite de ontem as capivaras não invadiram a horta, mas ainda acredita que a melhor solução é o remanejamento destes animais para uma área onde exista alimento em abundância.

Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário