Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás e mais: falha no CadÚnico afeta acesso a benefícios em Três Lagoas

Secretaria de Assistência Social pede compreensão e trabalha para normalizar atendimentos

Publicado em
 Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás e mais: falha no CadÚnico afeta acesso a benefícios em Três Lagoas

A migração do sistema nacional do Cadastro Único (CadÚnico) tem gerado transtornos para usuários de programas sociais em todo o país, incluindo Três Lagoas.

Beneficiários do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica estão enfrentando dificuldades na atualização e inclusão de dados, o que tem resultado em filas maiores e lentidão no atendimento.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, os problemas são resultado da transição tecnológica do sistema nacional, que está sendo conduzida pelo Ministério da Cidadania e tem como objetivo a modernização e maior segurança dos dados.

“Estamos em fase de adaptação, tanto dos servidores quanto da logística de atendimento. Pedimos paciência à população e reforçamos que ninguém será prejudicado permanentemente. Todos os casos estão sendo acompanhados com prioridade”, informou a SMAS.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a base de dados que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda. Em Três Lagoas e em todo o Brasil, é ele quem garante o acesso a diversos benefícios, como:

Bolsa Família
BPC/LOAS
Tarifa Social de Energia
Auxílio Gás
ID Jovem
Carteira do Idoso, entre outros.

Com a instabilidade do novo sistema, cadastros estão demorando mais para serem concluídos ou atualizados, o que pode atrasar o acesso aos benefícios sociais por parte das famílias em situação de vulnerabilidade.

O que está sendo feito:

Reforço nas orientações aos servidores do CRAS
Adaptação das equipes técnicas ao novo sistema
Comunicação direta com o Ministério da Cidadania para solução dos erros
Acompanhamento especial de casos urgentes

Fique atento

A SMAS reforça que ninguém perderá o benefício de forma imediata por conta da falha no sistema e que todas as famílias que buscarem atendimento terão seus casos analisados com atenção.

Em caso de dúvida, os moradores devem procurar o CRAS mais próximo ou entrar em contato diretamente com a Secretaria de Assistência Social de Três Lagoas.

 

 

Fonte: Da Redação

00

Deixe um comentário