Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás e mais: falha no CadÚnico afeta acesso a benefícios em Três Lagoas
Secretaria de Assistência Social pede compreensão e trabalha para normalizar atendimentos

A migração do sistema nacional do Cadastro Único (CadÚnico) tem gerado transtornos para usuários de programas sociais em todo o país, incluindo Três Lagoas.
Beneficiários do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica estão enfrentando dificuldades na atualização e inclusão de dados, o que tem resultado em filas maiores e lentidão no atendimento.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, os problemas são resultado da transição tecnológica do sistema nacional, que está sendo conduzida pelo Ministério da Cidadania e tem como objetivo a modernização e maior segurança dos dados.
“Estamos em fase de adaptação, tanto dos servidores quanto da logística de atendimento. Pedimos paciência à população e reforçamos que ninguém será prejudicado permanentemente. Todos os casos estão sendo acompanhados com prioridade”, informou a SMAS.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a base de dados que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda. Em Três Lagoas e em todo o Brasil, é ele quem garante o acesso a diversos benefícios, como:
Bolsa Família
BPC/LOAS
Tarifa Social de Energia
Auxílio Gás
ID Jovem
Carteira do Idoso, entre outros.
Com a instabilidade do novo sistema, cadastros estão demorando mais para serem concluídos ou atualizados, o que pode atrasar o acesso aos benefícios sociais por parte das famílias em situação de vulnerabilidade.
O que está sendo feito:
Reforço nas orientações aos servidores do CRAS
Adaptação das equipes técnicas ao novo sistema
Comunicação direta com o Ministério da Cidadania para solução dos erros
Acompanhamento especial de casos urgentes
Fique atento
A SMAS reforça que ninguém perderá o benefício de forma imediata por conta da falha no sistema e que todas as famílias que buscarem atendimento terão seus casos analisados com atenção.
Em caso de dúvida, os moradores devem procurar o CRAS mais próximo ou entrar em contato diretamente com a Secretaria de Assistência Social de Três Lagoas.
Fonte: Da Redação

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