Após dois anos de espera, Geovana encontra doador de medula óssea 90% compatível

Desde os seis anos de idade, a pequena sofre com Disceratose Congênita, uma desordem degenerativa rara, caracterizada pela pigmentação da pele, unhas atróficas, leucoplasia e falência da medula óssea

Publicado em
Após dois anos de espera, Geovana encontra doador de medula óssea 90% compatível

TRÊS LAGOAS (MS) - Na última semana, a família de Geovana Dias da Silva, de 12 anos, recebeu a notícia de que foi encontrado um doador de medula com 90% de compatibilidade. Geovana sofre de Disceratose Congênita associada a Aplasia Medular.

A Disceratose é uma desordem degenerativa rara, caracterizada pela pigmentação da pele, unhas atróficas, leucoplasia e falência da medula óssea – tecido liquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue como as hemácias, leucócitos e plaquetas.

A aplasia na medula óssea é uma das formas mais severas de aplasia, termo usado para descrever uma falha no desenvolvimento de tecidos ou órgãos. O paciente com a doença não produz as células sanguíneas em quantidades suficientes, necessitando receber transfusões para controlar a anemia grave.

Ela está internada no Hospital Auxiliadora e, segundo a família, luta contra o tempo para conseguir ser transplantada. A mãe, Nelci, afirmou que, neste final de semana ela passaria por uma consulta médica, porém Geovana passou mal e teve uma piora consideravel no quadro de saude.

"Peço a oração de todos por ela, por nós, pois o transplante precisa ser realizado o quanto antes. Agradeço muito a força e peço que não se esqueçam de nós em suas orações! Na medida do possivel irei informando de como tudo esta!", disse Nelci, nas redes sociais.

Doação de medula

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue. Por isso, seja solidário. Este ato pode salvar a vida não só da Geovana, mas de várias pessoas que esperam dia após dia por uma vida saudável.

Quem deseja ser um doador, deve se dirigir até o Hemosul para realizarem o cadastramento para doação da medula óssea.

O Hemosul fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, e funciona de segunda-feira à sábado das 7h às 12h. Telefone: (67) 3522-7959.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário