Água retirada de poços da Sanesul servirá de amostra para estudos
A captação de amostras de agua do Aquífero Guarani nas cidades do Mato Grosso do Sul serão objeto de estudos do geólogo Roberto Eduardo Kirchhem.
As amostras são coletadas nos poços profundos da Sanesul nas cidades Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Douradina, Ponta Porã, Itaporã, Amambai e Rio Brilhante.
O objetivo do estudo é estimar a idade da água. Para isso, são coletadas duas amostras para que seja feita análise química e de isótopos de oxigênio e hidrogênio. A partir desta analise é possível obter dados como o clima da terra no momento que entrou no subsolo.
Segundo o geólogo a água do Aquífero em Mato Grosso do Sul tem no mínimo 150 mil anos. Ele explicou que ao conhecer a velocidade desta água, é possível identificar a distância que ela penetrou no subsolo. "A partir destas informações, conseguimos fazer a gestão do Aquífero como um todo", completou.
Antônio Carlos Benatti gestor de processo de hidrogeologia da Sanesul explicou que a concessionária sempre procura liberar para pesquisa seus dados técnicos.
O gestor explicou que a Sanesul trabalha o direito do uso dos recursos hídricos concedida pelos órgãos ambientais, por isto não se pode explorar uma capacidade ilimitada. "Temos que ter uma reserva inferida, saber o que pode ser retirado para ver se não está acima da capacidade do Aquífero".
Os resultados do estudo serão disponibilizados gratuitamente para a Sanesul.
A coleta termina nas próximas semanas, e o resultado final da pesquisa será publicado em 2019.
### Aquífero Guarani
O Aquífero Guarani é um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil, ocupando 1.200,000 km².
Fonte:
5060
4350
"Nuna" é o novo presidente do PMDB de Três Lagoas
nova diretoria
Deixe um comentário
Quase lá...