Quem se lembra do antigo “Jatobazão?: Árvore centenária que virou até ponto de referência ficou na história e lembrança aos três-lagoense
O enorme jatobá que existia na Avenida Filinto Müller, na tradicional da antiga região da "Zona Velha", foi muito mais do que uma árvore
Quem vive em Três Lagoas há algumas décadas certamente conhece uma expressão que durante muito tempo dispensava endereço completo: “é perto do Jatobazão”.
O enorme jatobá que existia na Avenida Filinto Müller, na tradicional da antiga região da "Zona Velha", foi muito mais do que uma árvore. Tornou-se ponto de referência, patrimônio histórico e parte da memória afetiva da população três-lagoense.
PLACA COMPROVA O TOMBAMENTO HISTÓRICO
Uma fotografia da antiga placa instalada no local ajuda a preservar essa história. Nela aparece o nome popular “Jatobá”, além da identificação científica Hymenaea courbaril. A placa registra ainda que a árvore foi “tombada como Patrimônio Histórico do Município de Três Lagoas”, por meio do Decreto nº 006/82, de 4 de maio de 1982.
Ou seja, não era apenas um apelido carinhoso dado pela população. O velho Jatobazão teve sua importância reconhecida oficialmente pelo município.
“É PERTO DO JATOBAZÃO”
Muito antes de GPS, Google Maps e localização pelo celular, os moradores utilizavam lugares conhecidos para explicar onde ficavam casas, comércios e ruas. E o Jatobazão era um desses lugares.
Para muita gente bastava dizer “antes do Jatobazão”, “depois do Jatobazão” ou “perto do Jatobazão” que o três-lagoense já sabia aproximadamente onde procurar.
A árvore atravessou gerações e acompanhou parte importante do crescimento da cidade.
EM 2013, O GIGANTE FOI RETIRADO
Depois de décadas fazendo parte da paisagem, o antigo Jatobazão foi retirado em 2013, durante a administração da então prefeita Márcia Moura.
A decisão ocorreu após parecer técnico recomendar a remoção integral da árvore diante das condições apresentadas e do risco de acidentes por estar localizada em via pública.
Mesmo existindo uma justificativa técnica, para muitos moradores foi difícil assistir ao desaparecimento de um símbolo que fazia parte da paisagem havia tantas décadas.
Não desaparecia somente uma árvore. Mudava um cenário que fazia parte das lembranças de milhares de pessoas.
UM NOVO JATOBÁ PARA MANTER A HISTÓRIA VIVA
Em janeiro de 2017, no início da administração do então prefeito Ângelo Guerreiro, uma nova muda de jatobá foi plantada no local onde existiu a árvore histórica.
O gesto teve justamente a intenção de resgatar e manter viva a memória do antigo Jatobazão.
Naturalmente, uma muda não poderia substituir imediatamente um gigante centenário. Mas carregava um significado importante: permitir que uma nova árvore crescesse exatamente onde tantas gerações aprenderam a reconhecer aquele ponto da cidade.
UMA LEMBRANÇA QUE TRÊS LAGOAS NÃO APAGA
A cidade mudou. A Filinto Müller mudou. Os meios de localização mudaram. Mas determinadas referências permanecem guardadas na memória. Para quem conheceu aquele enorme jatobá, basta ouvir a palavra “Jatobazão” para lembrar imediatamente de uma Três Lagoas de outros tempos.
A própria placa histórica fotografada é uma prova material dessa importância e ajuda a contar às novas gerações que naquele local existiu uma árvore tão marcante que acabou oficialmente reconhecida como patrimônio histórico do município.
Fonte: Da Redação
750
Você sabe se pode cortar uma árvore da sua casa ou comércio: Veja o que diz a lei em Três Lagoas
O telefone para dúvidas e demais esclarecimentos podem ser feitas pelo telefone (67) 99182-3258 ou pelo e-mail: semads@treslagoas.ms.gov.br
Deixe um comentário
Quase lá...