Eldorado Brasil vai construir ferrovia de R$ 890 milhões entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado

O novo ramal será essencial para o escoamento da produção de celulose

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Eldorado Brasil vai construir ferrovia de R$ 890 milhões entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado

A logística ferroviária em Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um novo impulso. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa Eldorado Brasil Celulose a desapropriar áreas para a construção de um novo ramal ferroviário que ligará os municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, na região da Costa Leste.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo superintendente substituto de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner.

Com extensão de 88,9 quilômetros e investimento estimado em R$ 890 milhões, o projeto prevê a desapropriação de quase 7 milhões de metros quadrados para viabilizar a obra.

A Eldorado foi autorizada a realizar as desapropriações diretamente, já que o projeto está inserido no contrato de adesão firmado com a ANTT em janeiro de 2022, por meio do modelo de outorga por autorização ferroviária.

No entanto, a empresa deverá cumprir rigorosamente todas as exigências legais e ambientais, como licenciamentos e obrigações junto aos órgãos competentes.

O novo ramal será essencial para o escoamento da produção de celulose da fábrica da Eldorado em Três Lagoas, conectando-se à ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná em Aparecida do Taboado e, a partir dali, à Malha Norte, possibilitando o transporte de cargas com destino ao Porto de Santos (SP). A estimativa é que o trecho viabilize o transporte de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano.

Essa movimentação reforça a posição estratégica de Três Lagoas como centro logístico da indústria de base florestal no Brasil, e o novo ramal soma-se a outras iniciativas em curso.

Em abril deste ano, a ANTT já havia aprovado outro projeto ferroviário, da empresa Arauco Celulose do Brasil, para construção de uma linha férrea em Inocência, onde a companhia ergue uma nova fábrica com aporte de US$ 4,6 bilhões.

Além disso, a Suzano, outra gigante do setor, também recebeu autorização da ANTT em 2022 para operar ferrovia na região. O projeto da Suzano prevê 231 quilômetros de trilhos entre Ribas do Rio Pardo e Inocência, com investimento de R$ 1,7 bilhão, além de um ramal de 24,7 quilômetros em Três Lagoas para integrar suas unidades à malha ferroviária da Rumo.

Com esses investimentos e expansões, Mato Grosso do Sul consolida sua posição como referência nacional em infraestrutura logística para o setor de celulose, apostando no transporte ferroviário como alternativa moderna, eficiente e sustentável.

 

Fonte: Da Redação

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