Devido a pandemia, vendas no Dia das Mães deve cair 56% em Três Lagoas
O valor é 56% inferior ao registrado no mesmo período de 2019, quando não havia a pandemia do novo coronavírus

Em 2020 o Dia das Mães pode chegar a movimentar cerca de R$ 3,04 milhões na economia de Três Lagoas, conforme apontam os dados de intenção de consumo e comemorações, da pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS, em parceria com o Sebrae-MS.
O valor é 56% inferior ao registrado no mesmo período de 2019, quando não havia a pandemia do novo coronavírus.
QUEDA DE COMPRAS E CONSUMO
Considerando a pandemia do novo coronavírus que atingiu o mundo todo, a pesquisa revelou que a cidade de Três Lagoas terá uma queda nas compras e comemorações para o Dia das Mães de cerca de 56%.
De acordo com a estatística, 55% das pessoas continuam tendo a mesma renda mas, 45% das pessoas tiveram uma queda em seus orçamentos, fazendo com que 27% dos habitantes buscassem a ajuda do auxílio emergencial do Governo.
A pesquisa também levou em consideração se o cenário atual da pandemia não existisse. Neste caso, o município poderia movimentar cerca de 18% a mais do que o registrado no mesmo período de 2019.
De acordo com os dados da Fecomércio-MS, R$2,37 milhões serão gastos em presentes dando uma média base de R$ 121,72 por compra, estabelecendo -15% que no ano anterior e R$667 mil com as comemorações, dando uma base média de R$97,25 também com -15% em relação ao ano anterior.
COMPRAS E PRESENTES
De acordo com a pesquisa realizada, 59% das pessoas vão comprar o presente a distância e entregar pessoalmente, 11% vão comprar o presente pela internet e entregar pessoalmente, 10% vão comprar o presente e mandar entregar na casa da mãe, 13% vão comprar o presente a distância de uma loja física e vão mandar entregar na casa da mãe, 2% farão o presente e entregarão pessoalmente e os 4% restantes vão fazer o presente e mandar entregar na casa da mãe.
Os presentes mais apontados com intenção de compra foram: as bolsas e acessórios com 26%, roupas com 14%, perfumes e cosméticos com 12% e por último os calçados com 13%.
DESCONTOS E PROMOÇÕES
Os dados apontam que 54% dos consumidores levarão em consideração promoções ou descontos, 8% a variedade, cerca de 6% avaliarão se o estabelecimento irá fazer a entrega em casa, 25% irão avaliar as medidas das empresas para evitar a propagação do coronavírus, 4% optarão pelas vendas online e as lojas do bairro aparecem com 3% na intenção de consumo dos participantes da pesquisa.
Após essa pesquisa, foram apontados os dados de que os homens vão gastar um pouquinho a mais que as mulheres nas compras dos presentes. As pessoas que possuem entre 36 e 40 anos terão uma maior predisposição para gastar um pouco a mais nos presentes e comemorações.
Mas, infelizmente nem todos vão poder comemorar esse dia, por não ter sua mãe ao lado por já terem falecido. Destes, 22% vão se reunir com os demais membros da família, 3% vão comemorar com a família em um restaurante, 1% vão apenas dar um passeio e 24% das pessoas não vão mudar em nada a sua rotina, seu comportamento durante a data.
FORMAS DE COMPRAS E COMEMORAÇÃO
Mas as coisas podem não estar tão ruins assim, afinal, essa pandemia, de uma certa forma, acabou por unir muito mais as famílias, e nessa data pode ser que algumas famílias, tenham um comportamento um pouco diferente, como um lazer em casa, com vídeo chamada, assistindo a filmes e a séries em família, se divertindo com jogos e exercícios físicos, cozinhando em grupo, fazendo uma leitura com todos ou até dando uma organizada no ambiente.
Já do lado daqueles que são mais consumidores, 32% concordam em fazer comprar através de canais virtuais, 82% concordam em receber os produtos em casa, 92% preferem fazer as compras pessoalmente, 83% dão maior preferência em comprar no comércio da vizinhança, 68% prefere comprar após a pandemia e adquirir vouchers com desconto e 51% com a o fim da pandemia, voltariam a frequentar apenas os lugares que consideram mais seguros.
INTENÇÃO E QUANTITATIVO
Essa pesquisa tem como intenção avaliar o consumo dos presentes e das comemorações dos residentes de Mato Grosso do Sul para o dia das mães, foram então aplicados 1.717 questionários semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas, sobre perfil, comportamento e gastos entre os dias 06 e 27 de abril, cerca de 95% das pessoas inspiraram confiança em suas respostas, previamente fora antecipada uma margem de erro que varia de 5% a 6%.
As cidades que fizeram parte dessa pesquisa foram: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ladário, Bonito, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.
Fonte: Da Redação

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