Coronavírus já afeta consumo de combustíveis em Araçatuba

Segundo o empresário Fábio Roberto Bisca, de Araçatuba, houve uma queda drástica de 30% a 35% no movimento dos postos da ci

Publicado em
Coronavírus já afeta consumo de combustíveis em Araçatuba

O isolamento social para evitar contágio pelo coronavírus já tem impactos no consumo de combustíveis em Araçatuba-SP, distante 150 Km de Três Lagoas. Nesta segunda (23), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) flexibilizou o horário de funcionamento dos postos.

Segundo o empresário Fábio Roberto Bisca, de Araçatuba, houve uma queda drástica de 30% a 35% no movimento dos postos da cidade. “Eu e outros colegas já notamos a queda nas vendas, devido a quarentena, e a expectativa é que daqui pra frente caia ainda mais, devido ao fechamento do comércio”, diz ele.

Bisca explica que mesmo com os preços nas bombas baixando, a procura diminuiu muito e isso trará sérias consequências para o setor. “Nós já baixamos o máximo que podíamos, para manter os estabelecimentos abertos. Acredito que muita gente não vá resistir a essa crise, pois o setor já vinha ruim, e agora, com essa quarentena, tende a piorar”, explica ele.

De acordo com a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes), os postos vêm sentindo os efeitos das medidas de isolamento. Na quinta (19), as vendas em São Paulo foram 39% menores do que a média histórica para o município. Em Goiânia, a queda foi de 42%; em Porto Alegre, de 26%; e em Belo Horizonte, de 19%. Ainda não há dados compilados para todo o país.

Com menos clientes, a entidade pediu à ANP para reduzir o horário mínimo de atendimento dos postos, que era de 7h às 19h, e para decretar o fechamento obrigatório aos domingos. Apenas a primeira solicitação foi acatada.

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda (23), como parte de uma resolução que estabelece medidas para evitar o abastecimento de combustíveis durante a crise –entre elas, a obrigação dos agentes em informar a ANP sobre alteração em rotinas operacionais.

O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda, disse que o pedido para fechar os postos aos domingos tinha como objetivo reduzir despesas das empresas do setor. “A venda aos domingos já despencou e mesmo assim temos que manter funcionários e pagar hora extra”, alegou.

CORONAVÍRUS

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) ficou em 34, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada ontem (23). Até domingo (22), o número de pessoas que vieram a óbito estava em 25. A taxa de letalidade no Brasil está em 1,8%.

Os falecimentos seguem concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto São Paulo registrou 30 pessoas que perderam a vida em decorrência da pandemia, foi no Rio de Janeiro que ocorreram as outras quatro fatalidades.

O total de casos confirmados saiu de 1.546 ontem para 1.891 hoje, um acréscimo proporcional de 22% e de 345 em números absolutos.

Como epicentro da pandemia de covid-19 no Brasil, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 745 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (233), Ceará (163), Distrito Federal (133), Minas Gerais (128) e Rio Grande do Sul (86).

Fonte: Folha da Região

Deixe um comentário