17 dias após incêndio, unidade geradora da usina de Ilha Solteira-SP volta à funcionar

Em nota enviada aoilhadenoticias.com, a CTG Brasil informa que, considerando a complexidade das manutenções necessárias, o restabelecimento ocorreu em tempo recorde

Publicado em
17 dias após incêndio, unidade geradora da usina de Ilha Solteira-SP volta à funcionar

Dezessete dias após o incêndio que atingiu o transformador da unidade geradora 18, da usina de Ilha Solteira-SP, distante 60 Km de Três Lagoas, um novo foi instalado e a UG voltou a operar.

O transformador de 14,4/440kV pegou fogo na tarde do dia 1º de outubro. Não houve confirmação se ele chegou a explodir. Mas, segundo apurou o ilhadenoticias, isso pode ter ocorrido parcialmente, já que o transformador é um equipamento imerso em um “óleo isolante” e, em caso de um curto circuito, que é o que pode ter ocorrido, ele tende a se “expandir” e acaba “vazando” por uma válvula de pressão.

Em nota enviada aoilhadenoticias.com, a CTG Brasil informa que, considerando a complexidade das manutenções necessárias, o restabelecimento ocorreu em tempo recorde. “As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. Informamos também que todas as medidas adotadas para possibilitar a identificação de riscos e evitar a repetição de incidentes como esse, foram tomadas pela empresa”, informou a CTG.

Como parte do processo de modernização da usina Ilha Solteira, a CTG também informou que está prevista a substituição dos transformadores elevadores, sendo que oito deles já foram substituídos. “O planejamento é ter todos os transformadores trocados ainda no primeiro semestre de 2020. Já a modernização das usinas Jupiá e Ilha Solteira terão a reforma de 34 unidades geradoras – 14 de Jupiá e 20 de Ilha Solteira, e deve ser concluída em 10 anos, com investimentos previstos em torno de R$ 3 bilhões”, informou a CTG Brasil.

Não há informação se, com o acidente, houve prejuízo na geração de energia, já que a UG atingida deixou de operar. Mas o ilhadenoticias apurou que não, já que a geração foi compensada nas demais UGs.

Fonte: Ilhadenotícias

Deixe um comentário