Volta às aulas 2025: calendário, matrículas e a nova lei de uso de celulares em Três Lagoas

A coordenadora regional de Educação, Marizeth Bazé Kill, falou sobre a volta às aulas

Publicado em
Volta às aulas 2025: calendário, matrículas e a nova lei de uso de celulares em Três Lagoas

Segundo o Calendário Escolar da Secretaria de Estado de Educação, as aulas na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul devem retornar no dia 17 de fevereiro de 2025. Entretanto, o Ano Escolar tem início já na próxima segunda-feira (3 de fevereiro).  

Tais datas são estabelecidas levando em conta a realidade de cada município. A coordenadora regional de Educação de Três Lagoas, Marizeth Bazé Kill, afirmou que “o calendário escolar é uma peça fundamental para a organização das escolas”.  

Em Três Lagoas, a previsão, de acordo com a coordenadora, é de que a rede receba cerca de 12.900 a 13.000 alunos. Eles estarão distribuídos entre as 12 escolas do município, sendo que destas, três são integrais:

E.E. João Ponce de Arruda, E.E. Bom Jesus e E.E. Prof. Luiz Lopes de Carvalho, além de outras parciais, como a Escola Estadual Prof. João Magiano Pinto.  

O Ensino Integral, segundo Marizeth, busca “a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como ser humano ao longo da vida. É o aluno sendo o protagonista do seu próprio aprender.”  

Neste ano de 2025, as expectativas das redes públicas e privadas de ensino estão voltadas para a Lei 15.100/2025, que proibiu o uso de celulares durante as aulas, recreios ou intervalos, desde o dia 13 de janeiro de 2025. Sobre esta, a coordenadora afirmou ainda não haver um parecer definitivo.  

“A Lei 15.100 ainda está sendo estudada com muito cuidado, porque o governo entende que o uso do celular, de forma organizada, é importante para o aprendizado, mas tem de existir um meio de como fazer essa proibição, de o aluno não estar com o celular na sala de aula. Não temos nada ainda; eles estão ajustando a legislação”, explicou.  

Até o momento, os estudantes ainda estão realizando a matrícula digital, sendo que, após essa etapa, a direção passa a se organizar, bem como a programar a grade curricular, a fim de receber o estudante.  A pré-matrícula pode ser feita online, no site da SED. Para não perder o prazo, clique aqui:

https://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home

 

Fonte: Hoje Mais

Deixe um comentário