Vizinhos do Centro POP reclamam de moradores de rua que causam tumulto na vizinhança

Além da perturbação da tranquilidade, os vizinhos reclamam de constantes brigas que acontecem na localidade entre essas pessoas

Publicado em
Vizinhos do Centro POP reclamam de moradores de rua que causam tumulto na vizinhança

Moradores que residem na região do Centro POP em Três Lagoas, no bairro Santa Terezinha, clamam por providências das autoridades para inibir a ação de vandalismo, ameaças e até mesmo algumas tentativas de invasões em domicílios da região.

Nesta semana, houve uma briga entre dois homens em via pública que assustou os moradores da localidade. Um deles utilizou um pedaço de madeira para tentar agredir uma pessoa. Uma vizinha gravou toda a ação.

Na denúncia que chegou à reportagem, a moradora diz: “O pessoal usuário do Centro POP está dando trabalho aqui na esquina da Rua Protázio Garcia Leal com a Rua Tupi. Está ficando perigoso já este negócio. Não são todos, mas tem uns que dormem embaixo da cobertura da igreja. Estão passando dos limites”.

Como forma de esclarecer a informação, a reportagem estará entrando em contato nesta segunda-feira (05) com a equipe da Polícia Militar para detalhar como é feito o policiamento na região e também com a assessoria de comunicação da prefeitura para explicar como são feitos os atendimentos ao moradores em situação de rua e o que poderá ser feito para que este transtorno seja resolvido nas proximidades do órgão, após o horário de atendimento.

O QUE É O CENTRO POP

Em Três Lagoas, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social (SMAS) possui dois locais para atendimento à pessoa em situação de rua, um é o Centro Pop e outro é o Acolhimento Pop.
Entendendo que por Lei, a pessoa – mesmo que em situação de rua – continua com seus direitos de cidadania tendo a liberdade de ali estar, à SMAS coloca-se à disposição, auxilia, atende e acolhe o cidadão respeitando toda e qualquer escolha que ele faça dentro dos direitos legais, visando manter a dignidade humana.

Desta forma, o Centro Pop atende às pessoas que não querem ou não precisam de um local para dormir. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e o local oferece café da manhã, almoço e lanche, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia, e aos que necessitam: o auxílio com roupas, sapatos e cobertores. Há também a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único, busca e localização familiar e demais orientações sociais que os usuários do serviço necessitarem. Atualmente o Centro Pop atende em média 25 pessoas ao dia.

Enquanto o Acolhimento Pop o serviço oferece atendimento 24h, e o local está preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária. O acolhido recebe café da manhã, almoço e janta, um kit de higiene (com sabonete, creme dental, escova de dente, toalha de banho e roupa de cama). Em média, essa pessoa fica no local por tempo definido pela equipe técnica da unidade, porém o tempo depende da necessidade de cada indivíduo.

Lá também há orientação para construção de currículo e encaminhamentos para agência de emprego, como também, auxilia as pessoas a buscar tratamento na rede pública de saúde.

Outro serviço bem recorrente, são a emissão dos documentos pessoais. A unidade possui capacidade de atender aproximadamente 50 pessoas, sendo elas dividida em ala feminina e masculina.
Importante ressaltar, tanto o Centro Pop quanto o Acolhimento Pop possuem coordenadoras, assistentes sociais, psicólogos, artesão, orientador social e nutricionista.

Concomitantemente são realizadas abordagem social noturna no mínimo duas vezes por mês com o objetivo de convidar as pessoas que encontram-se na rua, ofertando os serviços disponibilizados nos serviços do Centro Pop e Acolhimento Pop, além da parceria com a Policia Militar a Promotoria de Justiça. Nestas ações as equipes fazem um itinerário percorrendo locais estratégicos com maior concentração de pessoas em situação de rua, mas infelizmente alguns não aceitam atendimento.

O Centro Pop e Acolhimento Pop ficam em prédios vizinhos, porém as execuções dos serviços são separadas e no momento está localizado na Rua Protázio Garcia Leal, 1026, Santa Terezinha.

 

 

 

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário