Vigilância divulga boletim de monitoramento de casos de Dengue
saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o boletim de monitoramento dos casos de Dengue, no final da tarde desta terça-feira (11).
Em Três Lagoas, no acumulado do ano de 2018, incluindo a 49ª semana epidemiológica, que se encerrou na sexta-feira (07), foram notificados 2.443 casos suspeitos de Dengue. Desse total, mil (1.000) dos casos notificados já foram descartados, porque obtiveram resultado laboratorial negativo, e 652 foram confirmados como casos positivos, também por exames laboratoriais.
O alerta da SMS de Três Lagoas se refere ao aumento de casos notificados suspeitos no mês de novembro e nas primeiras semanas de dezembro. Por exemplo, em setembro, foram notificados 101 casos suspeitos; em outubro já houve aumento para 176 casos notificados suspeitos; e, só em novembro, desse total divulgado de casos suspeitos (2.443) tivemos 1.039 casos notificados. Em dezembro, o acumulado do mês, já registrou 202 casos notificados suspeitos de Dengue.
SITUAÇÃO DE ALERTA
Como observou a secretária de Saúde, Angelina Zuque, na reunião extraordinária do Comitê Municipal de Combate à Dengue, na segunda-feira (10), "pelos resultados das últimas quatro semanas, temos que dizer que vivemos numa situação de alerta no enfrentamento e monitoramento da Dengue. Por isso, decidimos tomar medidas emergenciais de enfrentamento e controle da doença", disse.
Para conter o avanço desses números de casos, Angelina Zuque convoca toda a população "a motivarmos o maior número possível de pessoas a assumirem a responsabilidade compartilhada, principalmente, nas ações de enfrentamento à dengue", ressaltou.
A secretária de Saúde se referiu à necessária participação de todos, na responsabilidade de manterem seus quintais e casas, livres de focos de criadouros do mosquito, vetor da Dengue e outras doenças, já que, como foi comprovado, 92% dos criadouros estão em locais onde as pessoas residem ou trabalham. O principal cuidado, que deve ser levado em conta, com seriedade e responsabilidade, é o "cuidado com água parada". Este alerta de eliminação de resíduos (lixo) há anos vem sendo usado em todas as campanhas contra a Dengue e outras doenças.
Fonte:

Jovem é preso em flagrante com refrigerantes furtados de supermercado
madrugada desta quinta-feira

Deixe um comentário
Quase lá...