Unidades de Saúde ampliam horários dos atendimentos espontâneos e agendamentos continuam para vacinas e coletas de exames

Uma dessas importantes medidas foi “aumentar a proporção de horário de atendimento espontâneo”

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Unidades de Saúde ampliam horários dos atendimentos espontâneos e agendamentos continuam para vacinas e coletas de exames

A população tem percebido, em tempos de pandemia da COVID-19, uma acentuada melhora na qualidade e humanização dos atendimentos nas unidades de Atenção Primária de Saúde (APS) de Três Lagoas.

Essa mudança é resultado de procedimentos que foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de APS, que responde pelas 16 Unidades de Atenção Básica, ou seja, os postos de Saúde dos bairros.

Uma dessas importantes medidas foi “aumentar a proporção de horário de atendimento espontâneo”, como explicou a diretora de APS da SMS de Três Lagoas, enfermeira e professora Bruna Barbosa Queiroz.

“Antes da pandemia da COVID-19, 60% das consultas médicas eram pré-agendadas e 40% dos horários eram para atendimento espontâneo, conforme a necessidade de respostas imediatas aos pacientes”, comentou.

Ela observou que, em tempos de pandemia da COVD-19 e início do inverno, quando aumentam também os casos de pessoas com sintomas de síndromes respiratórias (gripes), houve a necessidade de inverter essa proporcionalidade de horários, passando a 60% o atendimento espontâneo e 40% de atendimento previamente agendado.

“No atendimento espontâneo, o paciente chega, é acolhido e avaliado na Unidade por um profissional da Saúde e posteriormente, se houver necessidade, passa por avaliação (consulta) e atendimento médico”, explicou a enfermeira.

AGENDAMENTOS

Os agendamentos continuam em todas as Unidades de APS da SMS de Três Lagoas, com o objetivo principal de evitar aglomeração de pessoas e também para a observância de protocolos de procedimentos, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O prévio agendamento de atendimento nas salas de vacinas, coletas para exames laboratoriais e coleta de preventivo pode ser por telefone da unidade de saúde de referência, por meio da Agente Comunitária de Saúde (ACS) ou pessoalmente

Fonte: Da Redação

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