Três Lagoas corre risco de alta incidência de infecção pela Covid-19

Pesquisa aponta que Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Bonito estão mais suscetíveis ao aumento de casos

Publicado em
Três Lagoas corre risco de alta incidência de infecção pela Covid-19

TRÊS LAGOAS (MS) - Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Bonito são os municípios de Mato Grosso do Sul mais suscetíveis ao aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) caso as ações de mobilidade social sejam afrouxadas pelas autoridades sanitárias. A conclusão faz parte de estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a Fiocruz.


A pesquisa faz parte do 3º relatório do núcleo da Mave (Métodos Analíticos para Vigilância em Epidemilogia) e atualiza o padrão de disseminação do vírus nos 27 estados e no Distrito Federal levando em conta a importação de casos provenientes dos principais focos de transmissão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus.

O estudo divulgado na sexta-feira (3) foi feito quando o Estado tinha 44 casos confirmados da Covid-19 e nenhuma morte registrada. Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde já contabiliza 60 infectados e uma morte, ocorrida em Três Lagoas, e de mulher de 64 anos residente em Batayporã.

Nos últimos 15 dias, foi notificada média de 2,5 casos de Covid-19, mas chegando a oito em um único dia. O relatório aponta uma tendência de "notificação diária aparentemente exponencial, mas ainda pouco definida".

O principal foco de disseminação da doença é Campo Grande, que hoje reúne 43 dos casos confirmados. O relatório também leva em conta a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que "está em nível muito alto considerando o histórico do estado", sendo uma zona de risco.

A pesquisa recomenda a manutenção do distanciamento social e redução no fluxo intermunicipal para conter a velocidade do avanço da Covid-19 no Estado.

Desde o dia 24 de março, a prefeitura de Três Lagoas suspendeu as atividades no Terminal Rodoviário por prazo de 15 dias.

O comércio também está com as atividades suspensas e somente foram liberados para funcionamento serviços e locais essenciais como farmácias, supermercados, postos de combustível, lotéricas, lanchonetes e restaurantes para entrega Delivery. No momento a Prefeitura e representantes dos sindicatos e comerciantes entre outras autoridades do município analisam a possibilidade da abertura gradativa do comércio nos próximos dias.

Fonte: Campo Grande News

Deixe um comentário