Saúde intensifica vacinação contra o Sarampo nas Unidades Básicas de Saúde de Três Lagoas
Ministério da Saúde alerta que, "em 2019, o vírus do sarampo continua em circulação, com 646 casos confirmados até a semana epidemiológica 30 (21/07 a 27/07/2019), sendo que o surto se mantém ativo em 39 municípios

TRÊS LAGOAS (MS) - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da coordenação do Setor de Imunização, está intensificando a vacinação contra o sarampo, a partir desta última semana de agosto, principalmente, em crianças de seis meses a menores de um ano de idade, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde , os popularmente conhecidos "Postos de Saúde" dos bairros.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da coordenação do Setor de Imunização, está intensificando a vacinação contra o sarampo, a partir desta última semana de agosto, principalmente, em crianças de seis meses a menores de um ano de idade, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde , os popularmente conhecidos "Postos de Saúde" dos bairros.
A medida segue a orientação do Ministério da Saúde, divulgada em Nota Informativa nº 173/2019, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI). Segundo consta nessa Nota Informativa, "as crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinadas contra a doença pelo menos 15 dias antes da data da viagem".
Nesta mesma Nota, o Ministério da Saúde alerta que, "em 2019, o vírus do sarampo continua em circulação, com 646 casos confirmados até a semana epidemiológica 30 (21/07 a 27/07/2019), sendo que o surto se mantém ativo em 39 municípios".
Ainda segundo recomendações do Ministério da Saúde, "para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, diversas ações vêm sendo implementadas, tais como: bloqueio vacinal seletivo, intensificação da rotina de vacinação e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade".
Em Três Lagoas, conforme informou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja, apesar de não termos registro de casos de sarampo, todas as Unidades de Saúde possuem a vacina Tríplice Viral (TV) de imunização contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, existem profissionais capacitados a orientar pais ou responsáveis sobre a necessidade de imunização das crianças contra o sarampo.
"Para tanto, é necessário que, ao procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, o pai, a mãe ou a pessoa responsável pela criança, leve consigo a Carteira de Vacina para que seja atualizada", recomendou a enfermeira Humberta.
Fonte: Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Professores e atletas de Três Lagoas conquistam Bolsa Atleta 2020
De Três Lagoas, dois profissionais e 10 atletas que fazem parte dos projetos e treinos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), foram contemplados nesta...

Atraso no fornecimento de materiais da rede de informática adia início do atendimento na Unidade do Parque São Carlos
Uma nova data deverá ser previamente anunciada à população.
Deixe um comentário
Quase lá...