Saúde de Três Lagoas registra 39 casos notificados suspeitos de Gripe H1N1
Dados foram divulgados pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim Semanal de Monitoramento da Gripe Influenza A, nesta quarta-feira (08).
Segundo consta no referido Boletim, em 2019, o acumulado de casos notificados suspeitos da Gripe Influenza A, tipo H1N1, de janeiro até agora, chegou a 39. Desse total de casos notificados suspeitos, 21 deles tiveram resultado positivo, 13 casos obtiveram resultado negativo e cinco dos casos notificados ainda aguardam resultado.
O número de óbitos confirmados em decorrência da Gripe tipo H1N1 chegou a quatro, sendo dois casos em abril e dois casos em maio.
A ocorrência de notificações de casos de Gripe Influenza A começou na quarta semana do ano, final de janeiro, quando foi registrado o primeiro caso suspeito da doença. De lá para cá, Três Lagoas passou a notificar casos suspeitos da Gripe na 11ª semana (02), na 16ª semana, já no mês de abril (14), na 17ª semana (09) e nesta que é a 18ª semana epidemiológica, foram notificados 13 casos.
SINTOMAS
Hábitos saudáveis de higiene são a melhor prevenção de contágio
Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.
Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.
PREVENÇÃO
É importante que as pessoas adotem hábitos saudáveis de higiene e de prevenção de contágio pelo vírus da Gripe.
Entre as medidas, como orientam os profissionais da Saúde, vale lembrar a importância de: não compartilhar alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas; lavar as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa ou no local de trabalho; cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; e usar, de preferência e se for possível, o álcool gel na higienização das mãos.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Três Lagoas

Estoque de vacinas contra gripe esgota em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas
Os postos de saúde serão reabastecidos na quarta-feira (15).
Deixe um comentário
Quase lá...