Reinaldo diz que problema no Sigo é "herança" e não vai ceder a pressões
Sistema Integrado de Gestão Operacional

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja(PSDB), disse na manhã desta quinta-feira (15) que não vai ceder às pressões para restabelecer o contrato com a empresa Compnet, responsável pelo Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional). O anúncio foi feito durante o lançamento do o programa "Mãos que constroem", que prevê a reforma de delegacias com mão de obras de detentos do sistema penitenciário, na Governadoria.
O sistema, onde são feitos todos os trâmites relacionados a segurança pública do Estado, já está com falhas há dois meses. De quatro dias para cá, não opera de jeito nenhum, e não há prazo para que volte a funcionar.
De acordo com o governador, "o contrato é uma herança da gestão anterior, nós só iremos renovar com o da segurança jurídica ao Estado. Temos um parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado), favorável a renovação, mas dentro dos parâmetros legais que o Estado entende e que nos dá segurança jurídica. Existe uma pressão da empresa, mas nós não vamos ceder", explicou.
Ainda conforme Reinaldo, o Estado só vai renovar o contrato quando entender que está plenamente dentro da lei. "Não tiro a liberdade da empresa de cobrar o que é direito, mas a renovação só vai ocorrer dentro do que entendemos que é legal", disse.
Corpo da segurança - Elaborado há 19 anos em Mato Grosso do Sul, o SIGO funciona como um "corpo". O programa reúne todos os órgãos de segurança pública, desde a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito até Agência Penitenciária, Defesa Civil, Guarda Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Com a plataforma é possível acompanhar as áreas da cidade onde estão sendo registrados os maiores números de ocorrência, ver o tempo médio de atendimento nas delegacias e acompanhar quais são os tipos de casos que estão em andamento.
Sem o sistema funcionar, a principal prejudicada é a população, que leva de duas a quatro horas para registrar boletim de ocorrência nas delegacias. Já situações como extravios e furtos simples, que antes podiam ser registradas por meio da Delegacia Virtual, agora não podem mais.
É em programas de texto do computador, que os policiais registram as ocorrências e arquivam em pastas. Enquanto isso, as investigações de crimes praticamente param.
Fonte:

Desafio de ciclismo em Três Lagoas deve reunir 300 atletas
no próximo dia 25

Maior empresa de celulose do Brasil abre vagas de trabalho
em Três Lagoas
Deixe um comentário
Quase lá...