Região de Araçatuba já registra 30 casos suspeitos de coronavírus
O coronavírus continua assustando a população de todo o Brasil

A região de Araçatuba já conta com 30 casos suspeitos do coronavírus, sendo 23 somente em Araçatuba.
Segundo boletim diário divulgado na tarde desta terça-feira (17), pela Prefeitura de Araçatuba, 23 casos são considerados suspeitos, no qual aguardam resultados dos testes. Foram registrados 16 novos casos somente de segunda para terça-feira.
Entre os 23, quatro pessoas não tiveram contato com ninguém que testou positivo e nem têm histórico de viagens à Europa e nem aos Estados Unidos; Nove, viajaram internacionalmente, entre eles uma criança de 3 anos; quatro, viajaram para São Paulo e seis tiveram contato com pessoas infectadas. Ao todo, já são 24 casos suspeitos, sendo um descartado.
Birigui
Em Birigui, são dois casos suspeitos confirmados. Uma mulher, de 38 anos, que recentemente esteve na Europa, e vem sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica do município, na qual Secretaria de Saúde de Birigui aguarda o resultado do exame, que é feito pelo Instituto Adolfo Lutzs.
Ainda na tarde de ontem, a Prefeitura confirmou a notificação de um segundo caso suspeito em Birigui, mas ainda sem informações sobre sexo, idade e onde mora, na qual ainda irá enviar material ao laboratório para o teste.
Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Cristiano Salmeirão se reuniu com o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) para o enfrentamento ao coronavírus. “A meta é preservar vidas. Primeiro a saúde”, disse o prefeito.
“Agora é hora de unir força. O governo municipal e os setores do comércio e calçadista entraram em um consenso sobre a importância de unir forças para enfrentar o coronavírus”, disse o presidente do SINBI, Renato Ramires.
O prefeito colocou os profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui à disposição do SINBI e da ACIB para orientações, explicações ou palestras aos colaboradores destes setores.
O médico infectologista da Secretaria de Saúde de Birigui, Dr. Igor Barcellos Precinoti, disse que Birigui tem estrutura para enfrentar a doença. “Impedir casos de coronavírus é praticamente impossível, mas podemos minimizar e promover ações que visam impedir que a população seja contaminada pelo vírus de uma só vez”, falou o médico.
Segundo ele, o cidadão deve lavar as mãos com água e sabão constantemente, além de utilizar álcool em gel em abundância. Também é necessário evitar grandes aglomerações e lugares fechados com quem não se conhece. Evitar beijos e apertos de mão é essencial.
A partir do dia 23 também serão suspensas as atividades das escolinhas esportivas da Prefeitura de Birigui e aulas e atividades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O Centro Dia do Idoso e o Restaurante Popular deverão suspender suas atividades, assim como outros setores da prefeitura. A suspensão será divulgada em breve.
O prefeito Cristiano Salmeirão irá publicar nos próximos dias, no Diário Oficial do Município, um Decreto sobre as medidas que a administração irá tomar para combater a doença. Todos os eventos da Prefeitura de Birigui já agendados foram suspensos.
Penápolis
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis, até o final desta terça-feira, a cidade registrou 4 casos suspeitos. Destes casos, um paciente encontra-se hospitalizado. Os demais estão em isolamento domiciliar seguindo recomendações protocolares. Um caso já foi descartado.
Em nota oficial, a Prefeitura informou que o paciente hospitalizado é residente em uma cidade da comarca e que foi atendido pelo Pronto Socorro de Penápolis. O Gabinete de Gerenciamento de Crise – Coronavírus, instaurado pela Prefeitura de Penápolis, disse também que os servidores municipais que se enquadrem nas condições de gestação, idade acima de 60 anos, cardiopatas e portadores de asma e outras patologias respiratórias, que busquem, facultativamente, avaliação médica para requerer afastamento das atividades profissionais. Neste caso, é necessária avaliação e atestado médico com CID (Código de Identificação da Doença) e perícia médica.
Diante da nota emitida, as atividades escolares permanecem a medida de suspensão das aulas a partir de 23/03 no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Com relação a Creches e Pré-escolas a Prefeitura mantém o atendimento facultativo para os casos de extrema necessidade, em que a família não tenha com quem deixar as crianças, e no caso de prioridade na segurança alimentar.
Um novo decreto municipal referente às ações do poder público neste quesito deverá ser publicado até o final da semana. “Reiteramos que a comunidade se acerque de cuidados básicos de prevenção, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão e redução drástica da circulação”, finalizou.
Andradina
Em Andradina há um caso suspeito de uma mulher, de 62 anos, que chegou da Europa no último dia 10 e apresentou sintomas característicos do Covid-19. A prefeitura está aguardando o resultado do laboratório.
Fonte: Folha da Região
Coronavírus é mais um de tantos preconceitos com os entregadores
Enquanto quem fica de quarentena prefere pedir comida em casa, quem entrega aumenta exposição a risco de contágio

Prefeitura proíbe corte de água em Campo Grande durante pandemia de coronavírus
Decreto terá duração de 60 dias, prorrogáveis enquanto durar a epidemia. Contas vencidas no período poderão ser parceladas em 36 vezes
Deixe um comentário
Quase lá...