Procura por cadastro biométrico em Três Lagoas continua baixa
51ª Zona Eleitoral

O cartório da 51ª Zona Eleitoral de Três Lagoas está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores desde novembro de 2016, mas a procura está baixa e existe uma preocupação por parte do Tribunal Regional Eleitoral do MS, que solicitou o comparecimento da população três-lagoense para atualizar o documento.
Três Lagoas possui atualmente 75,6 mil eleitores e segundo a juíza eleitoral Emirene Moreira, após 9 meses do início da campanha a poucas pessoas procuraram o local para realizar o cadastramento.
A falta de atualização do título pode acarretar no cancelamento do mesmo, e a irregularidade ocasiona em prejuízos, tais como: não poder tomar posse de cargos públicos, se inscrever em concursos públicos e ficar impedido de tirar documentos a exemplo de passaporte e identidade.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, a biometria é uma tecnologia que conferirá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
**Cadastramento**
Para fazer o cadastramento, as pessoas em idade eleitoral devem procurar o cartório com um documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título.
Para os homens que irão solicitar o primeiro título o documento é necessário que leve também a certidão de alistamento militar comprovando a quitação.
Conforme o TRE-MS, a carteira de motorista não é valida porque o documento não comprova a nacionalidade.
**Serviços**
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h no Cartório Eleitoral localizado na rua Alfredo Justino, 1100 – Centro.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...