Procon e Vigilância alerta supermercados sobre reclamações de consumidores

Três Lagoas/MS

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Procon e Vigilância alerta supermercados sobre reclamações de consumidores
A coordenação do Programa de Defesa e Proteção ao Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) em uma ação integrada com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde está se reunindo com representantes de supermercados para alertar sobre as reclamações de consumidores. As reuniões acontecem em duas etapas: a primeira foi terça-feira (18) e a outra reunião está marcada para esta quarta-feira (19), no período da tarde. Todos os donos de supermercados foram convidados para participar dos encontros e o objetivo é que eles se adequem a nova realidade e corrijam as falhas, estabelecendo um atendimento de melhor qualidade aos consumidores. Segundo o coordenador do Procon Mamed Jarouche, entre as reclamações, estão a falta de preço nas mercadorias, divulgação de preços diferentes em tablóides, a falta de atendimento em caixa preferencial, muita fila para o pagamento das compras, entre outras. Ele disse que a princípio é uma conversar para que diminuam as reclamações. "Esperamos a cooperação de todos os donos de supermercados em nossa cidade, mas se o descontentamento dos consumidores continuar teremos que intensificar a fiscalização", alertou. Mamed adiantou ainda que o prefeito Ângelo Guerreiro atendeu seu pedido e já autorizou a contratação de fiscais concursados para o Procon. "Em breve o órgão terá seu quadro de funcionários ampliado e com isso vamos intensificar nosso trabalho", disse. Por outro lado, Mamed deixa claro que a finalidade das reuniões é sempre garantir o bom atendimento ao consumidor e que os comércios respeitem as normas e as exigências da lei. "Não queremos prejudicar os comerciantes, mas todos os consumidores precisam ter seus direitos respeitados", enfatizou. O coordenador Mamed relatou ainda disse que essas reuniões vão continuar com outros segmentos que tem alto índice de reclamação no Procon. "Já tivemos reuniões como donos de postos de combustíveis, agora supermercados, em breve estaremos convidando outros segmentos, inclusive representantes de agências bancárias". Para Mamed, a orientação do prefeito Guerreiro é aproximar o Procon do comércio e dos consumidores, para que todos estejam satisfeitos. O Procon atende das 7 às 17h de segunda a sexta-feira, na avenida Capitão Olinto Mancine, 2462 – Edifício Erpi, 1° andar – Jardim Primaveril. O telefone de contato é (67) 3929-1819. **Vigilância Sanitária** A fiscal sanitária Erondina Garcia Rodrigues, da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde também está participando das reuniões com os proprietários de supermercados e orientando sobre o acondicionamento correto dos produtos e também sobre a refrigeração para manter os alimentos sempre em boa qualidade. "Essa orientação de normas de higiene sanitária é um trabalho de prevenção para que os comerciantes obedeçam à legislação". Ela deixa claro que Vigilância Sanitária trabalha na prevenção da conservação dos alimentos, mas se o consumidor precisar de orientação ou tiver alguma reclamação também pode denunciar pelo telefone (67) 3929-1861. Erondina esclarece ainda que para uma melhor ação da Vigilância Sanitária o produto não pode ser aberto, mesmo que a pessoa tenha a nota fiscal. "É preciso provar e com o produto lacrado, por exemplo, que estiver com data vencida, fica mais fácil responsabilizar o comércio", completou. Para Erondina essa ação é muito importante. "Queremos uma população bem atendida e um comércio que ofereça cada vez mais produtos de qualidade".

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