Prefeitura inicia instalação de câmeras de monitoramento nas lixeiras dos ranchos de Três Lagoas

As câmeras, além de auxiliar na fiscalização, servirão como uma ferramenta de educação ambiental

Publicado em
Prefeitura inicia instalação de câmeras de monitoramento nas lixeiras dos ranchos de Três Lagoas

A Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas deu início à instalação de câmeras de monitoramento nas lixeiras de estradas e ranchos, onde a população frequentemente joga lixo fora dos locais adequados, dificultando o trabalho de coleta e causando impactos ambientais.

Atualmente, a SEMEA está instalando 6 câmeras, que serão monitoradas pela própria Secretariae tem como objetivos inibir o descarte indevido de lixo em estradas e áreas de ranchos, onde os resíduos são frequentemente são jogados no chão, em vez de serem depositados nas lixeiras.

Isso compromete a eficiência da coleta, uma vez que a responsabilidade pela limpeza dessas áreas é da Prefeitura, e não da empresa contratada para o serviço de coleta, que só é responsável pelo lixo depositado nas lixeiras.

Além do lixo espalhado, outro grande problema identificado são os materiais inadequados descartados nesses pontos, como móveis, eletrodomésticos, óleo e outros resíduos volumosos, que não devem ser descartados nas lixeiras públicas. A SEMEA reforça que o descarte irregular de materiais pode gerar sérios problemas ambientais.

Para combater esses abusos, multas serão aplicadas a quem for identificado cometendo o descarte irregular de lixo nesses locais.

As câmeras, além de auxiliar na fiscalização, servirão como uma ferramenta de educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância de manter a cidade limpa e o respeito às normas de descarte de resíduos.

Fonte: Da Redação

 - Foto 1

Deixe um comentário