Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa? Entenda o simbolismo da data

A Sexta-feira Santa é a data que marca a crucificação de Jesus Cristo

Publicado em
Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa? Entenda o simbolismo da data

Na próxima sexta-feira, 29, acontece o início das comemorações de Páscoa, data importante no calendário católico. A Sexta-Feira Santa trata-se de um dia simbólico para religião, representando um dia de reflexão, penitência e luto para os religiosos.

A Sexta-feira Santa é a data que marca a crucificação de Jesus Cristo e sua morte a cerca de 2.000 anos atrás. É uma parte fundamental da Semana Santa, que inclui eventos como a Última Ceia, a prisão de Jesus, sua crucificação, morte e posterior ressurreição, celebrada no Domingo de Páscoa.

A origem da Sexta-feira Santa está intimamente ligada aos relatos bíblicos do Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos, que narram os eventos que levaram à crucificação de Jesus. De acordo com a tradição cristã, Jesus foi traído por Judas Iscariotes, preso pelas autoridades romanas e judeus, e finalmente sentenciado à morte por crucificação pelo governador romano Pôncio Pilatos.

Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?
A abstenção de carne na Sexta-feira Santa é umaprática religiosa como forma de penitência e de identificação com o sofrimento de Cristo durante sua paixão e morte.

A tradição de não comer carne na Sexta-feira Santa remonta a séculos e tem suas raízes na interpretação das práticas de jejum e abstinência da Igreja Católica. Tradicionalmente, os católicos são incentivados a fazer jejum e abstinência de carne em determinados dias durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.

Embora a prática de não comer carne na Sexta-feira Santa seja especialmente associada ao Cristianismo, outras religiões também têm práticas semelhantes de abstinência de carne em certos dias como parte de suas observâncias religiosas.

FIQUE BEM INFORMADO

ACESSE, CURTA E SIGA A PÁGINA DO TLNOTÍCIAS NO FACEBOOK E INSTAGRAN

https://www.facebook.com/profile.php?id=61557606592875

https://www.instagram.com/tlnoticias1?igsh=MThtMXBleDlobDVtOQ%3D%3D

 

Fonte: Revista Exame

Deixe um comentário