População estabelece prioridades para uma Três Lagoas melhor
Plano Plurianual

O Plano Plurianual (PPA) é um plano que estabelece ações para os próximos quatro anos de administração pública das cidades. Cada município no Brasil tem a obrigação de elaborar um PPA e colocá-lo em ação. Em Três Lagoas ele está sendo elaborado pela Prefeitura de Três Lagoas, com apoio técnico do Instituto Pólis, conseguido por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública, (PAGP), iniciativa da Fibria, Instituto Votorantim, BNDES e Instituto Arapyaú.
Em um primeiro momento, foi instituída uma comissão composta por técnicos de todas as secretarias da Prefeitura, a fim de realizar a construção do PPA, tendo como balizadores, instrumentos como Plano de Governo, Plano Diretor, Plano Três Lagoas Sustentável e os Planos Setoriais das Políticas Públicas como Saúde, Educação e Assistência Social. A metodologia adotada contemplou o diagnóstico, indicadores da equipe técnica, reuniões com secretários e prefeito, compilação de dados e, por ser um plano participativo construído para a comunidade e pela comunidade, foram promovidas também audiências públicas regionalizadas.
Em cada uma delas, diversas entidades organizadas, como associações de moradores e sindicatos participaram, bem como cidadãos sem ligação alguma a instituições. Um fato importante é que as reuniões aconteceram em diferentes bairros de Três Lagoas, sendo que duas delas foram realizadas nos distritos de Garcias e Arapuá.
"Apoiar a construção do PPA é uma das formas de incentivar a cidade na elaboração de políticas públicas sustentáveis. Essa iniciativa, que começou em 2016 com o projeto Três Lagoas Sustentável, se consolida neste ano, com o trabalho do município sendo orientado pelo Instituto Polis, referência neste assunto", afirma Marisa Coutinho, coordenadora de relações governamentais da Fibria.
Ação do PAGP - Para o secretário de Governo e Políticas Públicas de Três Lagoas, Daynler Leonel, é importante sinalizar que todas as propostas do governo devem ser previstas no PPA e a implantação do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável que também contou com apoio da Fibria foi fundamental. "A implantação do Três Lagoas Sustentável foi muito importante, pois contribuiu para o planejamento de todo o processo de construção do PPA, de forma sistematizada, com estabelecimento da equipe, dos prazos e da metodologia.
Além de garantir o envolvimento efetivo dos secretários, diretores e equipe técnica das secretarias que, diante da metodologia estabelecida, tiveram a oportunidade de propor ações relacionadas à suas pastas. Eles puderam também conhecer e acompanhar a construção das demais secretarias", explica.
Fonte:
Deixe um comentário
Quase lá...