Polícia Federal combate abuso sexual infanto-juvenil em Três Lagoas
Durante a deflagração da operação, uma pessoa foi presa em flagrante
A Polícia Federal de Três Lagoas deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Escudo de São Miguel I, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infanto-juvenil praticados pela internet.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Três Lagoas/MS, expedido pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande/MS.
Durante a deflagração da operação, uma pessoa foi presa em flagrante por estar armazenando cenas de abuso sexual infanto-juvenil em seus dispositivos eletrônicos, os quais foram apreendidos e serão submetidos à perícia.
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção.
Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.
A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Fonte: Da Redação
9170
Suposto traficante usava BMW para entregar drogas em Três Lagoas; comércio servia como ponto de distribuição
De acordo com informações da PM, denúncias anônimas indicaram que um comércio localizado na Rua 15 de Junho estava sendo usado como ponto de venda e distribuição de...
3340
Foragido tenta se esconder atrás de árvore e acaba preso pelo GETAM de Três lagoas
Após ser recapturado, o foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil
Deixe um comentário
Quase lá...