Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez

Reprovação do documento deixa o Reino Unido cada vez mais próximo de abandonar o bloco em 12 de abril sem estabelecer os parâmetros para o período de transição ou para sua futura relação com os antigos parceiros.

Publicado em
Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez

O Parlamento britânico recusou nesta sexta-feira (29) pela terceira vez o acordo de Theresa May para o Brexit. A reprovação do documento, que já foi aceito pela União Europeia, deixa o Reino Unido cada vez mais próximo de abandonar o bloco em 12 de abril sem estabelecer os parâmetros para o período de transição ou para sua futura relação com os antigos parceiros.

Nesta manhã, 344 deputados votaram contra e 286 a favor do acordo. Theresa May falou logo em seguida ao plenário e disse que, com o resultado, o Reino Unido irá sair em 12 de abril, e não em 22 de maio, data prevista caso fosse aprovado o acordo de saída proposto pela premiê.
Nessa última tentativa de aprovar o documento, May lançou mão em vão de duas manobras: prometeu deixar o cargo caso o documento fosse aceito e retirou da votação da declaração política -- parte que enfrenta maior resistência.

A declaração política é um documento à parte, com 36 páginas, que delineia como seria a relação entre Reino Unido e União Europeia após o Brexit. O acordo de retirada, por sua vez, tem 585 páginas e trata da saída propriamente dita, como detalhes sobre o período de transição e garantias para os direitos dos cidadãos.

A promessa de renúncia de May pode ter um efeito inverso do pretendido. Segundo a imprensa britânica, parlamentares da oposição temem que um próximo primeiro-ministro conservador seja até mais radical do que ela e torne a negociação da declaração política ainda mais dura.
 
Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez
Theresa May fala no parlamento britânico nesta sexta-feira (29) — Foto: PRU/AFP
 
Rejeições anteriores
 
O acordo de May foi rejeitado pela primeira vez em 15 de janeiro, quando teve 432 votos contra e 202 a favor, a maior derrota do governo na história moderna (o recorde anterior era de 1924, com diferença de 166 votos). Em 12 de março, ele foi reapresentado, e teve 391 votos contra e 242 votos a favor.
 
Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez
Mapas que sinalizam o Reino Unido já fora da União Europeia são impressos na editora Aedis, em Lempdes, na quinta-feira (28) — Foto: Thierry Zoccolan / AFP
 

União Europeia se prepara
 
Na véspera da votação, o negociador-chefe europeu, Michel Barnier, já afirmava que um Brexit sem acordo em 12 de abril já era considerado "o resultado mais plausível", segundo o jornal britânico "The Guardian".

Por isso, face ao persistente impasse no parlamento britânico, a União Europeia se preparou para um cenário de divórcio não amigável. Na manhã de quinta-feira, representantes dos 27 países membros se reuniram em Bruxelas e decidiram que "a UE vai intensificar seus preparativos para a 'crise total'", de acordo com uma nota.

No encontro, eles concordaram ainda com três pré-condições que devem ser apresentadas ao Reino Unido em caso de não acordo:
 

  • Que o Reino Unido concorde em sinalizar até 18 de abril que pagará a conta de 39 bilhões de libras do Brexit, mesmo se o Parlamento não ratificar o acordo de retirada;
  • Que sejam mantidos os termos do "backstop" irlandês, mantendo na Irlanda do Norte grande parte da legislação do mercado único e do território aduaneiro da UE, a fim de proteger o acordo da Sexta-feira Santa. Eles permaneceriam como a solução do bloco para evitar uma fronteira “dura” entre as Irlandas;
  • Que os direitos de residência dos cidadãos e a coordenação de segurança social prevista no acordo de retirada sejam respeitados.
     
     Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez
     
    Manifestantes pró Brexit se reúnem em Londres nesta sexta-feira (29) — Foto: Toby Melville/Reuters

Fonte: G1

Brasil envia insumos e medicamentos a Moçambique 4690

Brasil envia insumos e medicamentos a Moçambique

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partem hoje (29) do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Moçambique, levando medicamentos e insumos estratégicos.

Deixe um comentário