Nos 50 anos da chegada do homem à Lua, eclipse lunar é registrado em Três Lagoas
O município esteve dentro da faixa do planeta com visão do eclipse lunar parcial

TRÊS LAGOAS (MS) - No dia em que o mundo celebrou 50 anos desde que a missão Apollo 11 decolou da Terra para levar, pela primeira vez, o homem à Lua, um eclipse lunar parcial iluminou a noite de terça-feira (16) e pôde ser visto de Três Lagoas (MS).
O município esteve dentro da faixa do planeta com visão do eclipse lunar parcial. O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma "sombra" na imagem do satélite natural.
A fase da umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua, teve início às 16h01, e durou até por volta das 19h.
Diversas fotos do evento foram registradas em Três Lagoas. Este foi o segundo e último eclipses do ano, e único como parcial. Além do Brasil, foi visível na maior parte da Ásia, Austrália, África, Europa e na maior parte da América do Sul.
Missão Apolo 11
Há meio século, o mundo parou para acompanhar a decolagem e, quatro dias depois, em 20 de julho de 1969, o pouso bem-sucedido do módulo Eagle. Os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin foram os primeiros a pisar em solo lunar exatamente no mesmo dia.
Esta foi a maior e mais complexa de todas as explorações feitas pelo ser humano motivada pela disputa entre Estados Unidos e a então União Soviética, que largou na frente na briga e pousou a primeira sonda na Lua em 1966. No entanto, os norte-americanos do programa Apollo, da Nasa, fizeram mais, pisando na Lua três anos depois. Além dos dois países, apenas a China já conseguiu chegar até a Lua.
Fonte: Com informações do site Terra

Três Lagoas registra 50 novos casos notificados suspeitos de Dengue
O acumulado do ano chega a 5.138 casos
Deixe um comentário
Quase lá...