MS teve mais de 4,6 mil vacinas perdidas; Campo Grande não registrou nenhum desperdício

Os dados foram divulgados na plataforma Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde)

Publicado em
MS teve mais de 4,6 mil vacinas perdidas; Campo Grande não registrou nenhum desperdício

Mato Grosso do Sul perdeu 4,6 mil doses de vacina contra o coronavírus. Os dados foram divulgados na plataforma Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e mostram o quantitativo de doses ‘perdidas’ por cada município no Estado. Há cidades com mais de 600 doses perdidas na lista, mas Campo Grande, que já aplicou quase 600 mil doses na população, não perdeu uma dose sequer. Em nota, a SES informou que não se tratam de vacinas perdidas, como se tivessem desaparecido, mas de dados sobre frascos que vieram com doses a menos.

Os dados do portal Mais Saúde mostram que a cidade que mais perdeu vacinas foi Três Lagoas, com 661 doses perdidas. Em seguida, Sidrolândia perdeu 653 doses e Paranaíba perdeu 636 doses. Terenos perdeu 495, enquanto Coxim perdeu 401 e Mundo Novo tem 361 doses perdidas. Ao todo, foram 4.615 doses de vacina perdidas desde o início da campanha de vacinação em MS. Confira a lista de doses perdidas no fim da matéria.

Diante dos dados, o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, José Mauro Filho, comemorou a eficiência de Campo Grande na campanha. Mesmo com 592,3 mil doses de vacina aplicadas, a Capital não perdeu uma dose de vacina sequer. “[Em] Campo Grande, além de aplicar [quase] 600 mil doses, estamos sendo muito eficientes em não perder doses”, afirma. 


A coluna para ‘doses perdidas’ teria sido criada no sistema Mais Saúde para que os municípios possam reportar perdas, como quando o frasco vem com menos doses do que o informado. Os municípios precisam informar o destino das vacinas, caso sejam aplicadas ou não. 

Em nota, a SES frisa que não houve perda de vacinas. “Se trata de frascos de Coronavac que vieram com doses a menos. A partir do oitavo lote de Coronavac os municípios começaram a relatar que os fracos estavam vindo com menos de dez doses. Os munícipios foram orientados a colocarem no sistema como doses perdidas sempre que um frasco não desse o número total de doses indicado no frasco. As doses perdidas no sistema E-Vacine MS se referem aos frascos com doses a menos de Coronavac”, informou.

Três Lagoas 661


Sidrolândia 653


Paranaíba 636


Terenos 495


Coxim 401


Mundo Novo 362

Amambai 251


Bataguassu 226


Rio Brilhante 157


Costa Rica 142
Vicentina 142


Aquidauana 99


Maracaju 58


Jaraguari 56


Nioaque 47

Selvíria 38


Porto Murtinho 30


Taquarussu 29


Jateí 25


Glória de Dourados 17


Dois Irmãos do Buriti 15


Fátima do Sul 14


Itaporã 14


Alcinópolis 13


Bodoquena 12


Paranhos 10


Ponta Porã 8


Santa Rita do Pardo 4

Fonte: Fonte: Midiamax

Deixe um comentário