Ministério Público emite nota e alerta sobre riscos de contaminação da Covid-19
O Ministério Público recomenda e apela mais uma vez à população de Três Lagoas para que intensifique as medidas de prevenção, inclusive com o uso de máscaras nas ruas

TRÊS LAGOAS: O Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho emitiram uma nota à imprensa para alertar a população três-lagoense sobre os riscos de contaminação da Covid-19.
O documento informa que na atual situação da pandemia não é hora de relaxar, diante a aceleração dos casos de COVID-19 no Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiões de Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, bem como a reabertura do Estado vizinho São Paulo, onde é alta a incidência da doença.
Cumprindo o dever de transparência, o órgão vem a público informar e alertar à população de Três Lagoas que é necessário redobrar os cuidados de higiene pessoal e o uso de máscaras, bem como evitar aglomerações e cumprir as regras dos decretos municipais.
A nota ainda diz que a situação do Município de Três Lagoas ainda é estável justamente porque o Poder Público, os empresários, os comerciantes, os trabalhadores, as entidades religiosas e a maioria da população de Três Lagoas adotaram medidas de distanciamento social, de higiene pessoal e de uso obrigatório de máscara.
Todavia, todo este esforço pode ser perdido se neste momento as medidas de prevenção forem relaxadas, fato este que pode elevar o número de casos e obrigar o Poder Público a adotar medidas mais drásticas, que podem prejudicar muitas empresas e pessoas.
Assim, embora as legislações determinem a obrigatoriedade do uso de máscaras apenas dentro de estabelecimentos públicos e privados, o Ministério Público recomenda e apela mais uma vez à população de Três Lagoas para que intensifique as medidas de prevenção, inclusive com o uso de máscaras nas ruas e ambientes externos que tenham circulação e fluxo de pessoas.
As equipes de fiscalização continuam nas ruas e podem multar ou até fechar estabelecimentos que não cumprem as regras dos Decretos Municipais, bem como autuar pelo crime do art. 268, do Código Penal, as pessoas que insistem em fazer aglomerações.
O MP ainda noticiou que embora conseguiu aumentar o número de UTIs em Três Lagoas, atualmente há escassez em todo o Brasil de medicamentos sedativos e anestésicos para intubação de pacientes mais graves, bem como ainda não há, em Três Lagoas, um programa de testagem da população em geral, para isolar imediatamente os contaminados, especialmente os assintomáticos.
Portanto, mantenha o distanciamento social, permaneça em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair, use sempre máscara. Esportes coletivos e qualquer tipo de festa que cause aglomeração continuam proibidos.
I cidadão não deve manter qualquer tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Em qualquer ambiente público, use sempre máscara e respeite a distância entre as pessoas, só assim todos nós venceremos este vírus com o menor dano possível na saúde e na economia.
Fonte: Da Redação
Deixe um comentário
Quase lá...