Ministério Público alerta população de Três Lagoas quanto ao avanço da Covid-19 no município
Comitê Anticrise realiza reunião extraordinária nesta segunda-feira (13) para reavaliar medidas contra a doença

TRÊS LAGOAS (MS) – Em um documento divulgado na última sexta-feira (10) o Ministério Público (MP) alerta a população três-lagoense sobre os riscos do não cumprimento das medidas contra a Covid-19.
Segundo o órgão, medidas judiciais e extrajudiciais estão sendo adotadas para acompanhar a adesão da população às ações adotadas pelo Poder Público.
O documento é assinado pelos promotores de Justiça Moisés Casarotto e Eteocles Dias Junior; pelas procuradoras do Trabalho Priscila Moreto de Paula e Cláudia Fernanda Noriler Silva; além dos procuradores da República Marino Lucianelli Neto e Luisa Astarita Sangoi.
O texto aponta uma série de fatos que colocam o município em situação de alerta para a doença. Até o dia 01 de junho, Três Lagoas possuía apenas 147 casos positivos para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Somente na primeira quinzena do mês de junho foram registrados mais 38 novos casos da doença e na segunda quinzena outros 104 casos. Segundo o MP, isso demonstra a evidente aceleração da doença na cidade.
Outro fato apontado no documento é que somente nos primeiros dez dias no mês de julho foram 96 casos novos, demonstrando a curva ascendente de contaminação em Três Lagoas.
Para piorar a situação, os testes RT-PCR – que são enviados para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) – que antes demoravam 48 horas para divulgar o resultado, agora demoram em torno de sete dias. No último dia 10 de julho, 242 testes aguardavam o resultado em Três Lagoas. O Ministério Público destaca ainda que não foi implementada a testagem rápida dos profissionais da Saúde no município.
Embora o Hospital Auxiliadora tenha conseguido ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), existe a escassez de medicamentos anestésicos, utilizados para realizar a intubação dos pacientes. Além disso, a taxa de ocupação de leitos (enfermarias e UTIs) vem crescendo a cada semana, podendo o sistema de saúde do município entrar em colapso caso o número de infectados continue crescendo.
REUNIÃO
Pensando em reavaliar as medidas adotadas contra a doença, nesta segunda-feira (13) o Comitê Anticrise decidiu realizar uma reunião extraordinária. Ainda não foram divulgados os possíveis pontos de modificação dos decretos, mas a alteração do horário do toque de recolher deve estar entre os possíveis pontos, já que foi indicada pelo Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende.
NOTA DO MP
Segundo a nota do Ministério Público, desde o início da pandemia medidas judiciais e extrajudiciais para acompanhar a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde e a Segurança dos profissionais da saúde e dos trabalhadores em geral, além das medidas adotadas pelo Poder Público. No entanto, alerta que de nada adiantam as medidas sem a ampla adesão da população para cumprir as regras e aumentar o distanciamento social.
"Estamos em uma situação grave! Precisamos que toda população cumpra o uso obrigatório de máscaras, em locais públicos e privados, inclusive na rua. Não podemos aglomerar em nenhum lugar!", diz parte da nota.
A recomendação do MP é para evitar ao máximo sair de casa, e se necessário sair usar sempre a máscara. Alerta também para que se mantenha a distância segura de outras pessoas e aumente as medidas de higiene. "Não faça qualquer tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Lembre-se que a doença MATA!".
Fonte: Assessoria de Comunicação

PRF apreende 6.060 munições na BR-262 entre Três Lagoas e Água Clara
Fundo falso foi preparado no assoalho do veículo para transportar a carga

Motocicleta furtada na Vila Haro é encontrada depredada pela PM em Três Lagoas
Proprietário do veículo pediu ajuda em rede social para encontrar a motocicleta
Deixe um comentário
Quase lá...